Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Publicidade
InícioNotícias10 anos de Tauromaquia / 10 anos de Toureio.pt – Com António...

10 anos de Tauromaquia / 10 anos de Toureio.pt – Com António Manuel Cardoso

O Toureio.pt comemora neste mês de Julho 10 anos de atividade continua, para celebrar a efeméride convidou várias personalidades da tauromaquia a comentar estes últimos 10 anos da tauromaquia.

Hoje ficamos com o testemunho do antigo forcado e de um dos mais antigos empresários taurinos portugueses, António Manuel Cardoso “Nené”

Toureio.ptO site Toureio.pt nasceu há 10 anos, na sua opinião o que veio acrescentar á tauromaquia portuguesa?

António Manuel Cardoso – O site toureio.pt nestes 10 anos de existência foi mais um órgão de comunicação social baseado nas novas tecnologias, julgo eu saber que foram um dos pioneiros na informação taurina digital. O que veio favorecer a festa, porque é um site de grande procura e essencialmente pela atualidade e verticalidade com que fornece as informações

Toureio.ptEm seu entender nestes dez anos passados o que mudou e evoluiu na nossa tauromaquia?

António Manuel Cardoso– Nesta última década, na generalidade, houve evolução no toureio. Novas figuras apareceram e impuseram a sua forma de tourear, que está em prática atualmente. Desta forma, toureia-se de forma mais artística originando assim a evolução do mesmo. No entanto, não deixo de lamentar que o toureio a pé tenha dado um passo atrás. 

Toureio.ptO que é que recorda nesta década que de mais positivo se passou no nosso País em termos taurinos?

António Manuel Cardoso– Penso que existiram dois fatores importantes: A reabertura do Campo Pequeno – que é a catedral portuguesa – que valoriza muito a nossa festa; como segundo fator é de mencionar a aprovação do novo regulamento que está formulado de acordo com as caraterísticas da atualidade vivida.

Toureio.ptEm relação á forma como é comunicada e divulgada, acha que esta múltipla variedade de informação, principalmente a relacionada com as tecnologias de comunicação é benéfica para a festa brava?

António Manuel Cardoso– Como todos sabemos, de dia para dia os jovens estão cada vez mais em massa nas Corridas de Toiros, dando origem a novos aficionados que utilizam o meio digital como forma de comunicação e contato com o meio taurino, dando-lhe a conhecer todas as notícias e eventos próximos.

Toureio.ptAlém do comentário ao momento atual do nosso panorama taurino, gostaríamos que nos deixasse também uma antevisão na sua perspetiva daquilo que poderão vir a ser os próximos dez anos no que diz respeito á tauromaquia?

António Manuel Cardoso– Em cada ano, verifica-se que vão aparecendo novos toureiros, novos aficionados e como tal creio que a festa está na mentalidade do nosso povo e que respira de ótima saúde.

Toureio.ptQue mensagem quer deixar nestes 10 anos de Toureio.pt?

António Manuel Cardoso -.A mensagem que gostaria de deixar a este site, é que são a peça fundamental de boa divulgação, como se tem verificado ao longo destes 10 anos de existência. E espero que continuem a realizar um bom trabalho em prol de um espetáculo que faz parte da nossa cultura. 

Publicidade
Publicidade

Últimas