O Toureio.pt comemora neste mês de Julho 10 anos de atividade continua, para celebrar a efeméride convidou várias personalidades da tauromaquia a comentar estes últimos 10 anos da Tauromaquia
Neste espaço que intitulamos de “10 anos de Tauromaquia / 10 anos de Toureio.pt”, temos hoje como convidado o jornalista Hugo Teixeira, que ao longo dos anos tem divulgado a festa colaborando com o Jornal Farpas, tendo ele também criado um espaço na internet, o Diário Taurino. Mas ficará também para a história do Toureio.pt, ter outorgado em conjunto com o saudoso Lourenço Mourato do programa 3 Tércios, o primeiro Troféu recebido por este site.
Toureio.pt – O site Toureio.pt nasceu há 10 anos, na sua opinião o que veio acrescentar á tauromaquia portuguesa?
Hugo Teixeira –Em primeiro lugar, muitos parabéns. O Toureio.pt foi uma lufada de ar fresco na festa há 10 anos. Uma revolução na forma como se comunicava. O Toureio.pt é, na minha opinião, o “pai” da informação taurina Internet.
Toureio.pt – Em seu entender nestes dez anos passados o que mudou e evoluiu na nossa tauromaquia?
Hugo Teixeira –Mudou muita coisa! No que diz respeito à informação houve uma verdadeira mudança, para melhor. Hoje em dia as notícias chegam quase em tempo real e isso é bom. Penso que nessa matéria a festa conseguiu acompanhar o ritmo dos tempos.
Em termos taurinos, acho que estes dez anos ficam marcados pela aparição dos jovens toureiros de dinastia.
Toureio.pt – O que é que recorda nesta década que de mais positivo se passou no nosso País em termos taurinos?
Hugo Teixeira –Houve muita coisa boa, mas a reabertura do Campo Pequeno é para mim o ponto mais significativo.
Toureio.pt – Em relação á forma como é comunicada e divulgada, acha que esta múltipla variedade de informação, principalmente a relacionada com as tecnologias de comunicação é benéfica para a festa brava?
Hugo Teixeira –É. A festa tem que evoluir como todos os outros setores da sociedade e as novas tecnologias ajudaram a festa nesse sentido. É verdade que nem sempre a comunicação é bem-feita, uma vez que uma boa parte dos “periodistas” da especialidade não são “verdadeiros” jornalistas, mas, no entanto, considero que a mensagem passa bem.
Toureio.pt – Além do comentário ao momento atual do nosso panorama taurino, gostaríamos que nos deixasse também uma antevisão na sua perspetiva daquilo que poderão vir a ser os próximos dez anos no que diz respeito á tauromaquia?
Hugo Teixeira –A festa passa por uma fase de renovação. Há toureiros de dinastia a aparecer e a deixar o seu carimbo e existem também outros a romper. A juventude tem frequentado as nossas praças e isso é um sinal positivo rumo ao futuro. Eu penso que a festa, no futuro, está assegurada e com tendência a assumir-se cada vez mais como um cartaz cultural, vocacionado para toda a família.
No entanto, acho que devemos estar constantemente de “olhos bem abertos”, pois os “anti” andam sempre a jogar na sombra.
Toureio.pt – Que mensagem quer deixar nestes 10 anos de Toureio.pt?
Hugo Teixeira –Um grande abraço a toda a equipa, principalmente ao meu amigo Hugo Calado. Espero que o Toureio.pt assinale muitos mais anos de atividade, pois tem primado pela isenção, frontalidade. Um forte abraço!