10 anos de Tauromaquia / 10 anos de Toureio.pt – com João Santos Andrade

O Toureio.pt comemora neste mês de Julho 10 anos de atividade continua, para celebrar a efeméride convidou várias personalidades da tauromaquia a comentar estes últimos 10 anos da atividade.

O convidado de hoje trata-se do ganadero João Santos Andrade, proprietário da ganadaria Casa Prudêncio e é também Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide:

Toureio.pt – O site Toureio.pt nasceu há 10 anos, na sua opinião o que veio acrescentar á tauromaquia portuguesa?

João Santos Andrade –Em primeiro lugar gostaria de felicitar toda a equipa pelo feliz aniversário.

Tendo sido um dos primeiros órgãos de comunicação taurina via internet, veio mostrar a todos os aficionados que a divulgação da tauromaquia também podia e devia evoluir, chegando assim a todas as camadas da população principalmente as mais novas.

Parabéns e espero que se mantenha por muitos anos.

Toureio.pt – Em seu entender nestes dez anos passados o que mudou e evoluiu na nossa tauromaquia?

João Santos Andrade –Parece-me que pouco mudou, embora reconheça que a evolução no toureio, por se tratar de uma arte deva ser lenta. Também as ganadarias têm vindo a evoluir, criando um toiro que se adapta melhor ao toureio atual. Esperemos que com o novo regulamento possamos ter um espetáculo mais dinâmico e que melhor se adapte à atualidade. Gostaria de salientar o aparecimento das praças cobertas e de entre elas a reabertura do Campo Pequeno, é importante melhorar a comodidade do espetador.

Toureio.pt – O que é que recorda nesta década que de mais positivo se passou no nosso País em termos taurinos?

João Santos Andrade –O aumento do público jovem, pois é o garante de que a nossa Festa não vai morrer, mas também os toureiros pelo seu empenho, os forcados reduto da nossa raça e do nosso querer, os ganaderos ao mostrar a sua afición mantendo uma atividade que só dá prejuízo e os empresários que tentam inovar para superar a crise que nos atormenta.

Toureio.pt – Em relação á forma como é comunicada e divulgada, acha que esta múltipla variedade de informação, principalmente a relacionada com as tecnologias de comunicação é benéfica para a festa brava?

João Santos Andrade –Quanto mais informação melhor, desde que haja uma diversidade feita com isenção.

As novas tecnologias a informar ao segundo e as antigas com artigos de opinião complementam-se mutuamente.

Toureio.pt – Além do comentário ao momento atual do nosso panorama taurino, gostaríamos que nos deixasse também uma antevisão na sua perspetiva daquilo que poderão vir a ser os próximos dez anos no que diz respeito á tauromaquia?

João Santos Andrade –A tauromaquia sempre sobreviveu alternando épocas de glória com outras mais apagadas.

Estamos a viver uma fase em que a contestação é mais vigorosa. Tal como noutras épocas, falta-nos o aparecimento de um génio para arrastar multidões, até lá vamos tentando com a ajuda de todos minorar o problema.É importante mostrarmos a nossa força e provarmos, que ser aficionado é defender uma tradição, um costume e um gosto que é nosso e de que muito nos orgulhamos

Toureio.pt – Que mensagem quer deixar nestes 10 anos de Toureio.pt?

João Santos Andrade –Como referi no princípio felicito-os pelo trabalho realizado, continuem como até aqui. Se possível aumentem o número de crónicas, tentando cobrir todos os espetáculos que se realizem em Portugal. É importante que continue a ser um sítio de referência e de consulta, quer sobre os espetáculos já realizados, quer sobre os que se aproximam.

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*