O Toureio.pt comemora neste mês de Julho 10 anos de atividade continua, para celebrar a efeméride convidou várias personalidades da tauromaquia a comentar estes últimos 10 anos da tauromaquia.
Hoje convidamos o conhecido empresário Vasco Durão a dar o seu testemunho sobre estes 10 anos de Tauromaquia.
Toureio.pt– O site Toureio.pt nasceu há 10 anos, na sua opinião o que veio acrescentar á tauromaquia portuguesa?
Vasco Durão –Sem dúvida. Antes apenas tínhamos a imprensa escrita e alguns programas de rádio cuja periodicidade era, na melhor das hipóteses, semanal. Como aparecimento dos sites taurinos, de que o Toureio.pt foi um dos pioneiros, pudemos ter acesso a uma informação muito mais actualizada.
Toureio.pt– Em seu entender nestes dez anos passados o que mudou e evoluiu na nossa tauromaquia?
Vasco Durão –Infelizmente, na minha opinião, a evolução não foi para melhor:
– Continuam a dar-se demasiados espectáculos, a maioria deles sem grande interesse. Este ano então, houve um disparate de festivais, muitos deles já em plena temporada, prejudicando as corridas formais.
– A maior parte das figuras vão tourear a todo o lado, não se dando categoria, e “roubando” postos aos segundos planos e aos toureiros novos, que deles necessitam para evoluir.
– Cada vez há mais grupos de forcados, muitos deles sem condições. Como resultado proliferam as trocas de grupos, para já não falar de alguns que pagam para actuar, deturpando a figura do Forcado Amador.
– Muitos dos empresários atropelam-se, não respeitando o bom trabalho de alguns colegas.
Como aspectos positivos:
– Nota-se, finalmente, o amadurecimento da nova geração de cavaleiros, embora ainda necessitem de algum dos veteranos para compor os cartéis.
– A reabertura de praças que tinham encerrado (Campo Pequeno, Évora, Redondo, Elvas, Estremoz), embora nem sempre exploradas da melhor maneira.
– Começaram finalmente a baixar os valores das rendas das praças, após muitos anos de especulação.
Toureio.pt– O que é que recorda nesta década que de mais positivo se passou no nosso País em termos taurinos?
Vasco Durão –Sem dúvida a reabertura do Campo Pequeno.
Toureio.pt– Em relação á forma como é comunicada e divulgada, acha que esta múltipla variedade de informação, principalmente a relacionada com as tecnologias de comunicação é benéfica para a festa brava?
Vasco Durão –Tudo o que seja informar com verdade e isenção é altamente benéfico para a Festa Brava.
Infelizmente, proliferam os casos de falta de conhecimento e, muito pior, de sites que se “vendem”, deturpando completamente a realidade.
Toureio.pt– Além do comentário ao momento atual do nosso panorama taurino, gostaríamos que nos deixasse também uma antevisão na sua perspetiva daquilo que poderão vir a ser os próximos dez anos no que diz respeito á tauromaquia?
Vasco Durão –Não estou muito optimista.
Penso que a tauromaquia no nosso país tem pernas para andar, mas há que mudar muita coisa. Assim houvesse vontade…
Toureio.pt– Que mensagem quer deixar nestes 10 anos de Toureio.pt?
Vasco Durão –Julgo que o Toureio.pt é um dos sites que sere a Festa, em vez de se servir dela.
Assim, longa vida ao Toureio.pt!