Sexta-feira, Junho 2, 2023
Publicidade
InícioOpinião14 anos de Toureio.pt: Crescendo Consigo

14 anos de Toureio.pt: Crescendo Consigo

20 de Julho, dia do Amigo, Dia de Santo Aurélio e Dia de Santo Elias, deste último diz-se ter sido o primeiro homem a ressuscitar outro homem. De Santo Aurélio posso dizer, segundo reza a história, que trabalhou arduamente na reforma da Igreja, conseguindo desfazer a grande crise disciplinar, mas hoje é também o dia do Amigo e é agora que chegou a deixa perfeita para também dizer que hoje se comemora a data da fundação deste vosso Toureio.pt.

Curiosamente o Toureio.pt teve a sua fundação num dia em que se lembra um santo que se diz ter ressuscitado outro homem, e nós não ressuscitámos a tauromaquia, porque esta nunca morrerá, mas ajudamo-la a manter viva; hoje lembra-se outro santo que trabalhou na reforma da igreja, enquanto nós não queremos reformar a Tauromaquia mas trabalhamos na sua evolução; hoje é o dia do Amigo e aqui levamos a lembrar todos os que nos visitam e todos aqueles que consideram o nosso trabalho.

O Toureio.pt celebra 14 anos, ininterruptos, de jornalismo. Podíamos dizer de apoio à festa, mas isso seria redutor e nada ajustado à nossa principal função: Informar!

Há quem queira fazer parecer que ainda somos um projeto de escola, mas não. É verdade que daí nascemos, não renegamos as nossas origens, mas temos a noção que esses tempos já ficaram atrás da linha do horizonte.

São 14 anos de crescimento, em que assumimos os erros, valorizamos as vitórias mas em que acima de tudo procuramos sempre ser melhores para com quem nos segue e valoriza o nosso trabalho. Tentamos que quer a escrita quer a imagem sejam apelativas, reais, transmitam verdade. Umas vezes conseguimos, outras não. Mas somos sempre verdadeiros no que fazemos. A verdade é algo que deve guiar quem informa, porque caso contrário está a prestar um péssimo serviço a quem quer ser informado.

Não valorizamos os excelentes resultados que obtemos em termos de visitantes e visualizações. Preferimos dedicar o nosso tempo a criar mais conteúdos, mais informação, mais dinâmicas, responder a solicitações do público e dos agentes com quem trabalhamos. É essa a força que nos move: a vontade de nos superarmos. A nós. Não competimos com ninguém. Apenas connosco. Quem pensa no outro, deixa de pensar em si e se deixarmos de pensar em nós, estaremos a fazer um mau trabalho.

Neste último ano temos levado a cabo várias alterações, que visam melhorar a experiência do leitor, e unificar a identidade do Toureio.pt. Estamos, podemos adiantar, a trabalhar afincadamente para a concretização de várias ideias que queremos que se tornem realidade. Caso aconteça, garantimos que o principal beneficiado será o leitor.

Levamos o jornalismo a sério. Informar é umas vezes ser bestial e noutras besta. Mas é sempre ser coerente. E parecendo pouco, é muito nos tempos que correm. Tudo isto é possível com uma equipa, que embora pequena na sua extensão, é grande e competente no trabalho que desenvolve. Informar é um modo de vida que supera qualquer interesse de outra índole que tentem impor na área que actuamos.

Critique-nos quando falharmos e elogie quando acertarmos. Mas tenha sempre em conta que fazemos sempre o melhor, da melhor forma, com o máximo empenho e a maior seriedade. Somos assim há 14 anos! Consigo, por si! Estamos a 4 da maior idade, mas já temos maturidade suficiente para sabermos o rumo que queremos. E queremos fazer esse caminho consigo. Obrigado!

Publicidade
Publicidade

Últimas