Terça-feira, Outubro 4, 2022
Publicidade
InícioNotíciasA poucas horas de pisar a arena de Lisboa, David Gomes esteve...

A poucas horas de pisar a arena de Lisboa, David Gomes esteve à conversa com o Toureio.pt

Que das novilhadas depende o futuro da festa de toiros é uma verdade, é um facto, uma realidade, e que a camada mais recente de jovens toureiros se debatem com dificuldades para tourear em publico, é sobejamente conhecido.

Cavaleiros praticantes ou amadores, foram a pouco e pouco forjando-se em espectaculos menores (garraidas ) e novilheiros e bezerristas , nos tentaderos, e por vezes em Espanha foram actuando pontualmente com exito, obrigados a um “exilio” forçado, mercê das poucas oportunidades de tourear em publico no seu país. As novilhadas em Portugal praticamente não existem, o que é uma certeza e uma realidade  incontestavel . Mas existem execpções e a “novidade” anuncia-se no próximo dia 19 de Setembro no Campo Pequeno , um oasis, uma lufada de ar fresco, acartelados em uma novilhada de luxo, estarão no patio de quadrilhas da primeira praça do país Paulo Azambuja, David Gomes e Parreirita Cigano na parte equestre, Diogo Peseiro, João Martins e Ruben Correia, no toureio apeado, todos eles cargados de ilusões e de sonhos diante de uma novilhada de Paulo Caetano.

Toureio.pt chegou á fala com David Gomes, um jovem debutante que chega á primeira praça de Portugal, embalado em triunfos recentes por arenas de Espanha.

David Emanuel Bento Gomes, nasceu em São Jorge de Arroios (lisboa) a 24/3/1989 , destacado e experiente cavaleiro,  foi sete vezes campeão nacional de equitação de trabalho no escalão de juvenis e juniores, e duas vezes campeão de Europa em juniores. Vive actualmente em Almeirim, onde em casa do Cavaleiro Jorge Almeida, treina afincadamente e recebece ensinamentos. Actuou pela primeira vez em publico a 12 de Maio de 2010 na Figueira da Foz. Após uma promissora temporada como amador faz a sua prova de cavaleiro praticante em Arronches a 10 de Março de 2012 actuando já de casaca em diversas corridas de toiros, contado-se por triunfos as suas actuações. A 4 de Agosto deste ano de 2013, actua pela primeira vez em Espanha, na localidade de Muiños (Orense) cortando 2 orelhas e saindo em ombros pela porta grande.

Toureio.pt – David, uma ainda curta carreira, mas sempre em crescendo, no espaço de três anos, debutas em publico, fazes a prova de praticante, toureias em Espanha e chegas ao Campo Pequeno…

David Gomes – Três anos de muitos sacrificios, muitas horas a cavalo, muita dedicação e muito querer, pois apenas assim se consegue evoluir e alcançar um lugar de destaque na festa de toiros, desde que tomei a decisão de ser toureiro, que vivo para o toureio e em toureiro, todos os dias me levanto para treinar com muita ilusão e com uma meta definida, quero chegar ao mais alto nivel no toureio a cavalo.

Toureio.pt – Dia 19 de Setembro toureias pela primeira vez na praça de toiros do Campo pequeno, chegas á primeira praça de toiros do País e á Catedral do toureio da cavalo, aureolado por recentes triunfos em praças de toiros Espanholas.

David Gomes – Uma honra, um prazer e uma satisfação enorme estar anunciado para tourear no dia 19 no Campo Pequeno, é o concretizar parte de um sonho, chego á catedral do toureio com a consciencia da responsabilidade de pisar a primeira praça do País, e sei que que o meu futuro passa por triunfar forte, um triunfo em Lisboa, ajuda-me a dar-me a conhecer aos aficionados e ao publico em geral e consequentemente as empresas na hora das contratações, certamente contarão comigo.

Toureio.pt – Esta temporada debutaste em Espanha, muitas corridas, muitas orelhas cortadas e saidas em ombros…qual a actuação que melhor recordas?

David Gomes – Debutei em Espanha no dia 4 de Agosto em Muiños, onde tive a felicidade de cortar 2 orelhas e sair em ombros, e a partir daí começaram a surgir contratos, de momento levo 9 corridas, 14 orelhas e 7 saidas em ombros. Todas foram tardes de sonho, pois foram praticamente quase todas de porta grande, mas actuação que melhor recordo, foi sem duvida em Ronda no dia 8 de Setembro, onde actuei de Sobressalente do Mano a Mano entre o Maestro Paco Ojeda e o Maestro Diego Ventura, um dia muito importante, em uma praça de toiros importante, no qual  o Maestro Ventura, me convidou a sair á arena a compartir o tercio de Banderilhas, senti-me toureiro e muito honrado, no final cortaram-se 2 orelhas a esse toiro.  Mas não só de Espanha tenho boas recordações, em Portugal, embora os empresarios não tenham tanta atenção á gente jovem,e não tenha actuado tantas vezes como é meu desejo,  tive o privilegio de actuar na Nazaré com exito em uma corrida de toiros, na qual, creio, dei motivos para justificar a minha inclusão nesse cartel, tendo sido a minha lide, de bastante agrado do publico, que me acarinhou e incentivou durante a “faena”.

Toureio.pt – Tens uma quadra consolidada, em que cavalos vais actuar no Campo Pequeno?

David Gomes – Para o Campo pequeno, vou contar com as estrelas da minha quadra, de saída o Bolero, e de bandarilhas com o Porta Grande, Camaron, Vinho e o sinfonia, extraordinários cavalos com os quais me quero consolidar como toureiro e como figura.

 

Publicidade
Publicidade

Últimas