Almeirim: Longa tarde com uma alternativa um triunfo e muito pó

Corrida histórica em Almeirim, onde depois de anos de expectativa João Salgueiro da Costa tirou finalmente a alternativa de cavaleiro tauromáquico. No entanto a expectativa criada não se reflectiu na entrada de público que apenas preencheu cerca de metade das bancadas da praça de toiros de Almeirim.

 

Foram lidados oito toiros bem apresentados e que deram bom jogo da ganadaria Alentejana de Murteira Grave.

João Telles Jr foi o triunfador da tarde com duas lides de raça e valor que chegaram forte ás bancadas.

António Ribeiro Telles apesar de forte susto no seu primeiro, sendo fortemente colhido contra tábuas; elevou-se e lidou de forma primorosa o seu primeiro; no seu segundo também conseguiu nota positiva apesar de o toiro ter transmitido menos.

João Salgueiro apresentou-se em público pela segunda vez esta temporada depois da reaparição no Campo Pequeno para dar a alternativa a seu filho João Salgueiro da Costa; a primeira lide foi uma lide de menos a mais e que obteve nota positiva; a segunda actuação do cavaleiro da Valada do Ribatejo foi também pouco mais do que regular.

João Salgueiro da Costa lidou o toiro “Pataco” da ganadaria Murteira Grave que fica para a história como o toiro de alternativa da quarta geração de toureiros da dinastia Salgueiro.

Uma primeira actuação com altos e baixos que certamente não foi a lide sonhada por Salgueiro da Costa para um dia sobejamente sonhado.

No que encerrou praça as coisas ainda pioraram mais para o recém doutorado; um toiro sem transmissão e ferros cravados sem brilho marcaram a segunda actuação de Salgueiro da Costa, que não escutou música durante a lide e não deu volta de agradecimento.

Tarde de grandes pegas para o Grupo de Forcados de Santarém e de Montemor; foram caras por Santarém: O futuro Cabo João Grave ao primeiro intento; Lourenço Ribeiro ao segundo; Luís Sepúlveda fechou-se apenas á terceira tentativa e fechou a tarde para os de Santarém António Goes á primeira tentativa.

Pela formação Alentejana João Romão Tavares, Francisco Borges e João da Câmara todos á primeira tentativa. Manuel Dentinho pegou ao segundo intento.

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*