Tal como já aqui havíamos noticiado, nos dias 2, 3 e 17 de Novembro iria receber um concurso de pegas, no entanto e depois de alguma polémica envolvendo o formato do mesmo, a empresa Aplaudir enviou para as redações um comunicado que passamos a transcrever na íntegra:
“A Aplaudir Lda vem por este meio comunicar a V. Exas o seguinte:
1º – A Aplaudir sempre se pautou pelas regras elementares de lisura e respeito por todos os profissionais da Festa. Todos os cabeças de cartaz nos merecem igualdade de tratamento sejam eles Cavaleiros, Matadores ou Forcados, assim como os Bandarilheiros e demais intervenientes na Festa.
2º -Nesse âmbito a nossa intenção em realizar o Concurso Pegas no Montijo com as respectivas eliminatórias, foi dar visibilidade aos ensejos de diversos aficionados e diversos Grupos que gostariam de fazer, um dia, uma demonstração de Pegas sem que os toiros fossem lidados nos moldes habituais. As intenções foram e serão sempre as melhores, tal como quando nos pronunciámos e apoiámos as iniciativas das diversas tentativas de que os novos ferros ditos à espanhola fossem impostos para que não existissem tantos acidentes com as bandarilhas que prejudiquem os Forcados.
3º – Assim sendo, e como não alimentamos polémicas nem pretendemos criar divisões entre as gentes da Festa, optámos por cancelar nos moldes em que estavam, os ditos Concursos de Pegas agradecendo desde já a todos os Grupos que se mantiveram ao lado da iniciativa até hoje.
4º – Os Concursos de Pegas mantêm-se mas passam a integrar a moldura de Festivais em que serão incluídos Cavaleiros.
5º – Os Festivais que amanhã durante o dia serão apresentados ao público terão como motivo a recolha de assinaturas para a Petição Pública pela Proibição de Manifestações nas Imediações das Praças de Toiros a bem da garantia da Ordem Publica. Nesses dias dos Festivais a que voltamos a chamar Em Defesa Da Festa Brava estarão à disposição de todos os aficionados as folhas das assinaturas assinaturas para que a importante Petição seja entregue ainda este ano na Assembleia da Republica.
Com os nossos melhores cumprimentos
João Pedro Bolota”