Autarquia de Monforte anuncia a retirada de apoio à corrida televisionada

A Câmara Municipal de Monforte, que na passada semana anunciou o seu total apoio à anunciada corrida de touros a realizar dia 28 de Agosto na praça de touros daquela localidade e que seria transmitida pela RTP1, vem agora a público anunciar a sua retirada de apoio da corrida.

O comunicado foi publicado nas redes sociais do Município, um comunicado que passamos a transcrever na íntegra:

“Como foi do conhecimento público, há cerca de uma semana, a Câmara Municipal de Monforte, chegou a um entendimento com a Casa de Pessoal da RTP com vista a apoiar a transmissão de uma corrida de touros a partir da Praça de Touros de Monforte. Nessa corrida pretendia-se homenagear o Cavaleiro Paulo Caetano, pela comemoração dos 40 anos de alternativa e os Forcados Amadores de Monforte, pelos 20 anos de existência. Tal iniciativa insere-se na senda da tradição deste Concelho desde sempre ligado à tauromaquia, berço de muitos e valorosos toureiros, bandarilheiros, matadores, forcados, ganadarias e coudelarias. O Município de Monforte, em representação das suas gentes, tem pugnado pela defesa deste espetáculo tão fortemente enraizado na cultura popular desta região.

Foi por isso com grande tristeza que tomamos conhecimento dos constrangimentos e problemas que tem vindo a rodear a organização da anunciada corrida, organização à qual a Câmara é alheia, com inúmeros rumores e tomadas de posição a circular nas redes sociais.

O Município de Monforte é uma entidade pública de bem. Quer fazer parte da solução e não do problema. Ao longo dos anos foram muitas as iniciativas promovidas pelo Município em prol da defesa da arte da tauromaquia que faz girar à sua volta um conjunto variado de atividades que são estruturantes do tecido económico, social e cultural do nosso Concelho. Porém criado o ambiente que se observa em redor desta iniciativa, a Câmara Municipal não pode estar associada a situações que em nada dignificam a festa e a cultura que se visava apoiar. Assim, em reunião de Câmara Municipal realizada no dia de hoje, foi deliberado recusar o apoio à realização da corrida de toiros anunciada, o qual consistia em patrocinar a Casa do Pessoal da RTP na transmissão televisiva do espetáculo.

O Presidente da Câmara

Gonçalo Lagem”