Tal como temos aqui noticiado em anos anteriores, a Praça de Touros José Varela Crujo, em Beja, recebe em Outubro um festival taurino de solidariedade e que em anos passados tem sido a favor da CerciBeja e de outras instituições locais.
Neste sentido a CerciBeja emitiu esta quinta-feira, 18 de Setembro, um comunicado sobre este assunto, comunicado que passamos a transcrever na íntegra:
“COMUNICADO À COMUNIDADE
Atento o carinho, o respeito e acima de tudo a solidariedade que a comunidade em geral e, em particular, todos os aficionados e amigos têm demonstrado ao longo destes quase oito anos de concretização do festival taurino da Cercibeja, não poderíamos deixar de justificar a não realização deste evento neste ano de 2015.
Este festival foi sempre organizado pela Cercibeja, com a colaboração e parceria de outras entidades, empresas e particulares e concretizado desde 2007, em regra no 1º ou segundo fim-de-semana do mês de Outubro.
Infelizmente, este ano, a data para a realização de tal evento foi-nos retirada. Com efeito, jamais poderíamos abraçar um projecto onde fosse excluída a participação de um dos nossos: o Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Na verdade, convictos, empenhados e preparados que estávamos para dar início a mais um festival taurino, eis que nos deparámos, de forma surpreendente, com alguém que se “entende” dono deste festival e age como se verdadeiramente o fosse.
Nesta conformidade, não participando em qualquer evento tauromáquico que possa vir a realizar-se nesta cidade de Beja, durante o mês de Outubro, a Cercibeja exonera-se, obviamente, de quaisquer compromissos ou obrigações para com terceiros e exclui-se de quaisquer solicitações para a realização de tal evento.
Gratos pela vossa amizade e solidariedade, terminamos como vivemos “JUNTOS, CONSTRUÍMOS FELICIDADE”!
A 17 de Setembro de 2015”