Campo Pequeno: Em noite de aniversário Forcados de Lisboa triunfam e abrem a Porta Grande

A Praça de Touros do Campo Pequeno recebeu, esta sexta-feira, uma corrida de touros com um cartel denominado de "Rivalidade e Competição" em praça três Jovens Cavaleiros que têm somado os mais sonantes triunfos nesta temporada: João Moura Jr, João Telles Jr e Francisco Palha. 

A primeira praça de Portugal e do Mundo no que ao Toureio a cavalo diz respeito, abriu as suas portas para este saudável "confronto". Um curro da ganadaria "Mãe das ganadarias portuguesas" : ganadaria Pinto Barreiros. Noite histórica também para o Grupo Lisboeta fundado à setenta e cinco anos por Nuno Salvação Barreto, que nesta noite cumpria aniversário, pegando em solitário os seis toiros da corrida. Grande triunfo para o Grupo Lisboeta que executou as seis pegas à primeira tentativa, fardados e actuando antigos e actuais forcados. Foram caras o ex cabo, José Luís Gomes, Pedro Gil, Francisco Mira, João Maria Bagão, João Varanda e o actual cabo Pedro Maria Gomes. No final da corrida, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa saiu pela porta grande. 

João Moura Jr deixou a fasquia bem alta no primeiro da noite, o primeiro comprido em sorte de gaiola, seguindo depois para grandes ferros numa lide brindada ao Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Excelente na brega a duas pistas na cara do oponente, cites de largo entrando pelo toiro, ligeiras batidas ao piton contrário, com o toiro a elevar o morilho ficando os ferros cravados "em todo alto", o triunfo da noite para Moura Jr.

João Telles Jr teve uma lide sempre em crescendo, também ele brindou ao Grupo de Forcados Lisboeta, e depois do segundo ferro curto foi sempre a subir, o terceiro curto foi fortemente aplaudido, cites de largo em vários terrenos, ferros a quiebro e ao piton contrário que levaram emoção às bancadas. 

Francisco Palha recebeu também o seu primeiro com um ferro comprido em sorte de gaiola, uma lide tal como os seus companheiros de cartel também ela brindada aos Forcados de Lisboa. Bem na brega e preparação cuidada das sortes, cravou excelentes ferros superiormente rematados na cara do oponente. 

Mais uma vez João Moura Jr recebeu o seu segundo com um excelente ferro comprido em sorte de gaiola, uma lide nos curtos sempre a ir a mais, terminando com três excelentes "mourinas" a última delas cravando um ferro de palmo. Uma lide com excelentes momentos de brega que foram muito aplaudidos pelo público que preenchia cerca de três quartos das bancadas. 

João Telles Jr teve no quinto da noite uma actuação com altos e baixos, terminando ainda assim com dois bons ferros curtos a quiebro, foi premiado com volta mas com "verguenza" toureira optou por não dar. 

Para último estava guardado o manso da noite, Francisco Palha optou por cravar-lhe a maioria dos ferros em sortes sesgasdas, sendo o cravado em ultimo lugar nos médios com o toiro a investir o melhor ferro da sua actuação. Não escutou música nem foi premiado com volta. 

O curro de toiros da ganadaria de Pinto Barreiros cumpriu sem grandes alardes, com nota negativa para o manso lidado em último lugar. Justos de apresentação, com uma média de peso abaixo dos quinhentos quilos. No quarto toiro da corrida a Diretora Lara Gregório de Oliveira deu volta ao Ganadeiro que foi protestada pelo público, tendo o Ganadeiro optado por não dar. 

No final das cortesias foi guardado um minuto de silêncio em memória dos forcados do Grupo de Lisboa falecidos e de Pedro Louceiro segundo recentemente falecido. 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*