A Praça de Touros do Campo Pequeno recebeu, esta quinta-feira dia 5 de Setembro, a corrida da revista Lux, e a apresentação em Lisboa de Guillermo Hermoso de Mendoza, numa noite em que alternou com seu pai Pablo Hermoso de Mendoza e com António Ribeiro Telles, perante um curro de toiros da ganadaria Passanha. As pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Alcochete e Aposento da Moita.
Guillermo Hermoso de Mendoza apresentou-se em Lisboa confirmando a alternativa e foi-lhe cedida a lide do primeiro toiro da noite, um toiro que imprimiu pouca emoção a lide do jovem rejoneador espanhol, cravou dois compridos abrindo demasiado o quarteio, com o terceiro ferro curto que foi o de melhor nota, foi também quando e bem se escutaram os primeiros acordes da filarmónica, cravou mais três bandarilhas com nota positiva, foi premiado com volta.
António José Cardoso dos Forcados Amadores de Alcochete pegou o primeiro toiro da noite à primeira tentativa.
António Ribeiro Telles recebeu à porta gaiola o seu primeiro, que foi também o toiro mais pesado da corrida com seiscentos e catorze quilos, fica o gesto, faltou a investida do toiro que teve saída quase contrária sem se interessar no cavalo, esteve por cima do seu oponente o mestre da Torrinha, o terceiro curto ao estribo e de alto a baixo foi o melhor da lide que no seu final veio um pouco a menos. Foi premiado com volta que deu acompanhado do forcado Leonardo Mathias cabo do Aposento da Moita que executou a pega da noite, a um toiro que apenas se empregou e investiu com franqueza quando viu o forcado pela frente.
O público aplaudiu com vontade a lide de Pablo Hermoso de Mendoza, por isso deve ter gostado. Uma lide com pouca emoção com o rejoneador a estar por cima do toiro, que investiu com pouca emoção e bravura, ferros de boa nota rematados na cara do oponente com a classe que conhecemos às montadas de Pablo, guardou o toiro um pouco de investida para o último ferro da lide a pedido do público, com batida ao piton contrário. Foi um grande ferro que rubricou bem uma actuação com nota positiva e premiada com volta. Também Diogo Timóteo dos forcados amadores de Alcochete foi premiado com volta, depois de ter pegado o terceiro da noite à segunda tentativa.
Grande lide de António Ribeiro Telles ao quarto toiro da noite, um toiro que se empregou e ao qual António cravou ferros de grande nota como mandam as regras, um toiro que foi literalmente lidado e ao qual o Mestre não se limitou como infeliz e vulgarmente vimos hoje em dia onde o cavaleiro apenas crava ferros. Um lide fortemente aplaudida pelos aficionados. Foi premiado com volta, com o público a pedir e com justiça a segunda, ao qual o Cavaleiro acedeu agradecer nos médios. João Gomes dos forcados do Aposento da Moita brindou a sua pega à Guillermo Hermoso de Mendoza e fechou-ao segundo intento numa rija pega.
Pablo Hermoso de Mendoza teve no quinto da noite uma lide com altos e baixos, bons ferros, bons remates, piruetas, alguns toques na montada, um ferro em que falhou o toiro, pediu o público mais um ferro ao que o cavaleiro Navarro acedeu, pouco acrescentou à lide foi premiado com volta que deu acompanhado do forcado Manuel Pinto que executou a quinta pega da noite à segunda tentativa.
Grande lide de Guillermo Hermoso de Mendoza ao último toiro da corrida, cites em curto, ferros de grande nota e remates ajustados na cara do oponente com o cavalo a parecer uma muleta, lide inspirada e conseguida do jovem rejoneador espanhol que saboreou o triunfo neste seu debute na arena Lisboeta e catedral do Toureio a cavalo. Fechou o capitulo das pegas Martim Lopes do Aposento da Moita com uma boa pega à primeira tentativa.
Bem apresentados deram jogo desigual os toiros da ganadaria Passanha.
Dirigiu com acerto a Lara Gregório de Oliveira coadjuvada pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva numa noite em que as bancadas da primeira praça do país registaram três quartos de entrada.