Chamusca: Pouco público numa tarde fria, em que se destacou João Telles

Por esta altura do ano, a localidade da Chamusca está em festa com o certame “Eh! Toiro!, promovido pela Câmara Municipal da Chamusca. Um evento que este ano se realiza basicamente através da internet, no entanto, a Praça de Touros da Chamusca recebeu uma das iniciativas presenciais, nomeadamente uma corrida de touros à portuguesa.

Um espetáculo que registou uma fraca afluência de público.

Anunciavam-se os cavaleiros Ana Batista e João Ribeiro Telles, bem como os Forcados Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca e um curro de touros de David Ribeiro Telles.

Abriu a tarde Ana Batista, que teve pela frente um touro que não complicou o seu labor, tendo estado em bom plano mas sem grandes destaques.

No seu segundo touro, Ana Batista elevou o tom da sua atuação na Chamusca. Entendeu o touro que tinha pela frente, toureou e deu-lhe a lide adequada. Esteve bem na brega e viram-se bons ferros com a toureira a andar a gosto.

No último touro do seu lote, Ana Batista não começou bem na ferragem comprida, emendando na ferragem curta onde andou em plano regular, diante de um touro sério.

João Ribeiro Telles teve pela frente um touro, que apesar de ter pouca força, ajudou o toureio a brilhar. Telles realizou uma boa lide em que se viram bons ferros, com o toureiro a entrar pelo touro e em sortes cingidas.

Na segunda lide teve pela frente um pequenote e com pouca força  touro de David Ribeiro Telles, sendo que, João realizou uma boa lide, tendo estado bem na brega e na preparação das sortes.

João Telles encerrou da melhor maneira esta tarde na Chamusca. Foi uma lide em crescendo, tendo sido nos últimos três ferros curtos que fez soar as maiores ovações da tarde. Telles foi de frente e com uma ligeira batida ao píton contrario deixou ferros de grande nota.

No que diz respeito aos forcados a tarde não teve dificuldade de maior, e quando as houve foi pelos forcados complicarem a papeleta.

Pelos Amadores da Chamusca foram caras João Narciso, à quarta tentativa, depois tentou por quatro vezes Pedro Moreira, que saiu lesionado, tendo sido dobrado por Francisco Rocha, que pegou à sua primeira tentativa, encerrou a atuação dos Amadores da Chamusca David Silva que pegou à primeira tentativa.

Já pelo Aposento da Chamusca pegou Francisco Andrade, à terceira tentativa, depois de cernelha pegaram à primeira entrada a dupla João Saraiva e Frederico Abreu, fechando João Rui Salgueiro, à primeira tentativa.

O espetáculo foi dirigido por Manuel Gama, assessorado médico veterinário José Luís Cruz.

Assim foi esta única corrida da temporada chamusquense, que resultou agradável, apesar do frio e do pouco público registado.

Para ver