As festas do Colete Encarnando estão a chegar e Vila Franca de Xira e a sua Palha Blanco começam a engalanar-se para receberem um dos eventos mais emblemáticos da nossa tauromaquia onde anualmente se presta homenagem a esse nobre homem que ao longo da vida cria e cuida do campo e gado – o campino.
Um dos grandes momentos das suas festas é a tradicional corrida mista que se realiza no domingo, dia 8 pelas 18:00 horas, este ano com múltiplos destaques!
A comemorar o 170º aniversário da sua fundação a ganadaria Palha regressa à Palha Blanco para lidar um imponente curro de toiros da lendária divisa que pasta nos campos da Herdade da Adema. Toiros com idade, peso e trapío sairão à arena da Palha Blanco, para um cartel de verdadeira competição.
Na parte artística, as lides a cavalos e a pé terão competição acérrima, com quatro artistas de renome e que juntamente com os forcados amadores de Vila Franca certamente tudo farão para empolgar o público que estará presente nas bancadas. Nas lides a cavalo competem Luis Rouxinol e Francisco Palha , estando as lides apeadas a cargo de dos matadores de toiros Pepe Moral – um dos toureiros revelação da tauromaquia internacional – e Nuno Casquinha.
Para a madrugada de 7 para 8 pelas 02:00 da madrugada, anuncia-se a tradicional garraiada da sardinha assada, onde o público aplaude e incentiva os jovens valores da nossa tauromaquia. Perante quatro novilhos de Silva Herculano, atuarão os cavaleiros amadores Diogo Oliveira, Marco Santos, Elisa Pedroso de Lima e Marco Tomás, estando as pegas a cargo dos mais jovens elementos dos forcados amadores de Vila Franca de Xira.
No final do espetáculo para além do tradicional toiro para os mais afoitos, realizaremos o Grande Troféu da Vaca, onde voluntariosos participantes (inscrições pelo telefone das reservas) na luta pela conquista de 100 Cervejas, desafiarão com a sua coragem e quietude as ações da Vaca.