Dia da Tauromaquia, no Campo Pequeno, já tem programa completo

A ProToiro, através da marca Touradas, vai organizar o Dia da Tauromaquia, a 29 de fevereiro, num evento a realizar-se na praça de touros do Campo Pequeno. O objetivo desta iniciativa é celebrar a cultura tauromáquica e a liberdade cultural. Este é o programa completo.

As portas da Praça de Toiros vão estar abertas a partir das 10:00.

Nas palavras de João Santos Andrade, Presidente da Pró-Toiro: “É importante comemorarmos a liberdade cultural, principalmente quando a mesma está ameaçada por um perigoso radicalismo anti-taurino que embora não tenha peso na opinião da grande maioria da população portuguesa tem um peso desproporcional na opinião publicada”. Ao que acrescenta: “Este será um dia de festa, debate e reflexão, para o qual todos estão convidados”. 

Ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a afición e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e atividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas várias atividades culturais e demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia para toda a família.

O programa detalhado pode ser consultado em www.diadatauromaquia.pt e os bilhetes podem ser comprados em www.ticketline.pt.

O evento vai ocupar os seguintes espaços: A Arena, o Espaço Infantil, a Tenda Música e animação infantil [no exterior], as Exposições [no piso 1 e Cúpula do Torreão principal] e a Sala Audiovisual e Bulltalks [no Salão Nobre]. O Piso 0 será ocupado por uma área expositiva para marcas, municípios e artesãos.

Entre as 10:00 e as 16:30 vão estar em permanência: A Praça Insuflável e Tourinhas [no Exterior], O Baptismo Equestre [no Exterior], os Jogos e teatro Infantil e Pinturas Faciais [na Sala Infantil, do Piso 1], a Exposição de Casacas de Toureio históricas da Família Ribeiro Telles e a Exposição História da Tauromaquia [no Piso 1] e a Exposição de Artes e Ofícios Taurinos, no Piso 0. Aqui não terá interrupções.

A Cúpula do Torreão Principal (no piso 2) vai abrir-se ao público pela primeira vez e transformar-se numa galeria de arte, com a Exposição da Série Minotauro do fotógrafo internacional Horst Friedrichs, numa série dedicada aos Forcados e que foi recentemente exposta na Eslovénia. A Fotografia projetada de Nuno Moura e as pinturas projetadas de Maria Sobral Mendonça são outras novidades a descobrir, tal como a video-instalação “Solos D’Arena” que resulta de uma conversa entre Maria Sobral Mendonça e o matador de toiros Mário Coelho.

Em grande destaque está a Exposição de Casacas de Toureio históricas da Família Ribeiro Telles. Uma oportunidade única de ver um conjunto de peças extraordinárias e que representam muito da história da tauromaquia portuguesa.

A grande novidade deste ano é a Tenda Música, onde vai decorrer a animação musical no exterior, a partir das 11:00 com nomes como Valada, Los Romeros, José da Câmara, Joaquin Moreno, com Toy a ser o cabeça de cartaz.

Os Recortadores da Arte Lusa vão exibir a sua coragem e arte, tal como as demonstrações de toureio comentadas e a oportunidade de aprender a tourear ou pegar com tourinha na Arena Aberta.

Ainda terá a oportunidade de ver o espectáculo equestre de Miguel Fonseca e dos cavaleiros Manuel Veiga, Mário Lopes, Frederico Peres, João Dinis, Pedro Neves, Bruno Pinto, Joaquim Caeiro, Margarida Costa, Renato Rodrigues e Manuel Vacas de Carvalho, acompanhados pelos Fado Marialva.

O Salão Nobre vai transformar-se numa sala multimédia onde serão projectados o Documentário “Homens e Toiros” (1973) de Francisco Saalfeld Cabral e Reportagens Históricas sobre Tauromaquia do Arquivo da RTP, em exibição alternada.

No Salão Nobre vão decorrer duas Bultalks: “Torna-te extraordinário! 10 passos para uma vida extraordinária” por Nuno Carvalho “Mata” (Forcado e Professional Coach) e “A influência do Forcado na minha vida de treinador de futebol”. Palestra de Pedro Caixinha (Forcado e Treinador de Futebol)

A Tenda Musica recebe a partir das 15h a apresentação da biografia do matador Mário Coelho, “Um Homem Inteiro”, da autoria de Antonio Sousa Duarte, com a apresentação a cargo de Manuel Alegre e António Simões.

O cartel de luxo para o Festival Taurino Misto será assim composto pelos cavaleiros António Telles, Ana Batista (que inicia a comemoração dos 20 anos de alternativa), Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr. e os matadores de toiros Nuno Casquinha e João Silva “Juanito”. Os Forcados serão os Amadores de Santarém e de Lisboa. A cavalo serão lidados 4 toiros Ribeiro Telles e a pé 2 novilhos de Calejo Pires.

A Festa continua na After Party no Lust in Rio.