Terça-feira, Outubro 4, 2022
Publicidade
InícioNotícias"É o único momumento que homenageia um forcado em especial", diz Vasco...

“É o único momumento que homenageia um forcado em especial”, diz Vasco Pinto sobre a reinauguração da estátua de Helder Antoño

A poucas horas da corrida de touros que se irá realizar em Alcochete, este Sábado à tarde, o Toureio.pt foi ao encontro de Vasco Pinto, Cabo dos Amadores de Alcochete e saber o que significado tem a estátua de Helder Antoño. Estátua que em Abril foi alvo de furto, tendo vindo a ser encontrada dias depois

Toureio.pt – Porque é um "culto" para Festa Brava esta estátua?

Vasco Pinto– É um culto, porque é o único monumento que homenageia um forcado em especial. Temos felizmente pelo país fora, vários monumentos que homenageiam o toiro, o cavalo, cavaleiros, campinos e os forcados. Mas este tem um nome, uma memória e foi edificado com um único propósito. Homenagear um grande homem e forcado que perdeu a vida precocemente agarrado a um toiro.

Toureio.pt – Como está o processo do furto ao nivel das autoridades? Existem suspeitos? Qual o ponto de situação?

Vasco Pinto –Neste momento não há grandes avanços na investigação, até porque todos sabemos como estes processos são lentos. Houve desde a primeira hora suspeitos identificados e matrícula do veículo que participou no furto, mas além disto não posso adiantar mais pormenores por razões óbvias. Resta-nos esperar e quando houver novidades partilharemos.

Toureio.pt – Paralelamente à recolocação, o GFA Alcochete anuncia a criação de uma estrutura/meio de proteção e uma melhor dignificação do monumento e sua envolvente. Em que consiste esse processo?

Vasco Pinto– Este lamentável episódio chamou a nossa atenção para a necessidade de garantir uma maior segurança da estátua, prevenindo tanto quanto possível futuras investidas do género. Para isso alterámos a forma de fixação da estátua ao solo e criámos uma área envolvente, que além de estar nobremente requalificada, impede a aproximação de veículos.

Toureio.pt – Que apoios logísticos e financeiros, se os houve, tiveram o GFAA para realização desta "obra". Para além do contributo individual de todos os ex-forcados fardados, e não fardados (pensamos nós), com um convite pessoal e intransmissivel no valor de 10 euros?

Vasco Pinto – Felizmente a “Festa dos Toiros” demonstrou uma vez como a sua gente é solidária e se une em prol de uma causa. Desde o primeiro momento sentimos o apoio e disponibilidade de toureiros, apoderados, ganadeiros, grupos de forcados e aficionados em geral para nos ajudarem na concretização de uma corrida de toiros com vista a angariação de fundos. A todos eles o meu muito obrigado!

Na parte operacional de requalificação da estátua e zona envolvente, não posso deixar de mencionar o trabalho incansável do Sr. Arqº Leopoldo Soares Branco, responsável por todo o projecto de requalificação (filho do saudoso escultor Domingos Soares Branco), de João Manuel Branco e José Maria Louro que nos ajudaram com os mármores e calçada.

Toureio.pt – Qual ou quais os gestos/actos que mais "tocaram" o cabo do Grupo em todo o processo desde aquela madrugada?

Vasco Pinto– Como mencionei anteriormente, senti desde a primeira hora grande envolvimento e disponibilidade por parte de todos aqueles que são próximos do GFA de Alcochete para ajudar no que fosse necessário.

Mas os actos que mais me sensibilizaram foram as abordagens de rua que a população de Alcochete nos fez, demonstrando disponibilidade para ajudar monetariamente na recuperação do monumento. Em tempos economicamente difíceis é prova do carinho que a população de Alcochete tem para com o Monumento Helder Antono.

Toureio.pt – Que espera o grande publico nesta noite para além de um forte simbolismo da escola de virtudes que é o GFA Alcochete e o Forcado Amador, na sua essencia?

Vasco Pinto– A cerimónia de reinauguração do monumento terá inicio às 21h30 com a presença da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

Quanto à corrida de toiros, além de toda a carga emocional e forte simbolismo do momento, os aficionados podem esperar um espectáculo com grande competição entre os cavaleiros, a oportunidade de rever velhas glórias do GFA de Alcochete fardadas e quiçá fazerem um gostinho, e no intervalo, um apontamento de fados por António Pinto Basto e Francisco Sobral acompanhados da Banda de Alcochete.

Toureio.pt – Qual a mensagem que o timoneiro da rápida reposição da estátua de Hélder Antoño quer deixar, por esta via, a todos os que nos leêm?

Vasco Pinto– Quero deixar uma mensagem de apelo, para que os aficionados respondam com a sua presença a esta chamada do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Contamos consigo!

Publicidade
Publicidade

Últimas