Elvas: Uma “Feira solidária, com coragem e de competição, Três facetas de Joaquim Bastinhas, e muito especiais”, diz Marcos Bastinhas (c/som e fotos)

Na passada sexta-feira, 6 de Setembro, o Coliseu de Elvas foi palco para uma conferência de imprensa onde foram apresentados os cartéis das duas corridas de touros a realizar por ocasião da Feira de São Mateus e onde se irá prestar homenagem a Joaquim Bastinhas.

O Toureio.pt marcou presença nesta conferência e falou com Marcos Tenório, Filho de Joaquim Bastinhas, que falou um pouco dos cartéis e desta homenagem, começando por dizer que “apostámos forte, queríamos uma coisa única, queríamos uma coisa especial. E foi isso que aconteceu, com a ajuda e colaboração de todos, conseguimos montar estes dois cartéis muito fortes que penso que enobrecem e enaltecem esse grande toureiro que foi Joaquim Bastinhas. Só espero que o público corresponda e demonstre esse carinho e amizade para com Joaquim Bastinhas e que encha o coliseu nas duas vezes.

Relativamente à encerrona, Marcos afirma que “infelizmente, é a altura certa para esse desafio, para essa prova de superação e nada mais especial e único do que este momento em que me encerro com seis touros”, acrescentando que “tenho vindo a trabalhar ao longo do ano para esse dia tão especial e esperado e estou convencido de que as coisas vão correr bem, porque com tudo o que ele me ensinou e com todas as horas que passámos juntos vão resultar em pleno e fazer com que as coisas saiam bem.”

Eu tento prestar-lhe homenagem todos os dias e em cada tarde que piso a arena, mas sem dúvida que sim. Foi uma meta que tracei e quero alcançar um triunfo grande para lhe poder prestar essa homenagem”, acrescentou ainda Marcos Bastinhas.

Sobre o cartel da segunda corrida, Marcos refere que é “um cartel de luxo, acho que um cartel inédito, não sei se vai repetir-se, acho difícil. Agradecer a todos os toureiros e aos grupos de forcados a sua colaboração para estarem nesse cartel. Toureiros da idade do meu pai, da altura do meu pai, em que tourearam juntos e também o ingresso do Diego que penso que vem engrandecer essa corrida e penso que é uma corrida muito forte, só espero que os aficionados correspondam e encham a praça mais uma vez. “

Esta segunda corrida terá um cariz solidário, pois Joaquim Bastinhas “ajudava sempre quem precisava e necessitava e nós assim o seguimos a fazer, uma instituição da terra, que muito precisa, muito luta e trabalha para dar qualidade de vida a quem está nela e quisemos juntarmos-nos a essa causa e esperamos angariar o máximo possível para colocarmos um grãozinho de areia nesse centro de acolhimento ‘Os Cucos’”, disse Marcos Bastinhas.

Questionado se estes dois cartéis eram à imagem de Joaquim Bastinhas, Marcos refere que é uma mini-feira “com todas as vertentes que ele era e gostava, uma feira solidária no ponto de vista do centro de acolhimento ‘Os Cucos’, uma feira com coragem do ponto de vista da minha encerrona e é uma feira de competição no outro cartel. Três facetas de Joaquim Bastinhas, e muito especiais, que quisemos que assim estivessem presentes.

 

 

{gallery}elvas_conferencia_carteis19{/gallery}

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*