Está a ser criada uma Comissão na Tauromaquia Portuguesa para apoiar aos valores da Tradição Tauromáquica

A Tauromaquia Portuguesa terá em breve uma Comissão Independente de Apoio aos Valores da Tradição Tauromáquica Portuguesa. A primeira reunião, que juntou ilustres figuras da afición portuguesa, discutiu-se a criação desta Comissão, bem como os objetivos da mesma no futuro.

Segundo conseguimos apurar, o objectivo desta Comissão é “ter uma comunicação concreta, educativa, elevada, sem ser conflituosa, mas firme, com as entidades oficiais e com a comunicação social, ao invés de outras Instituições que juntam Associações de interesses antagónicos, como por exemplo: a Associação Nacional dos Toureiros (ANT) e a Associação Portuguesa dos Empresários Tauromáquicos (APET).”

Nesta primeira reunião foi ainda lançado um desafio para a criação de uma aliança do “Mundo Rural, onde estejam os agricultores, os ganadeiros na pecuária, o hipismo, a caça, a pesca, o turismo rural e a Tauromaquia e encontrar um líder, um rosto, que dê a cara pela Associação”. Foi ainda dito “não se deve politizar o toiro. Os valores do Mundo Rural passam por proteger o meio ambiente, conservar o habitat natural, garantir a biodiversidade, contribuir para a manutenção do desenvolvimento do mundo rural, promover a proteção das raças em perigo de extinção, impulsionar o desenvolvimento do emprego verde, pela ecologia – um trunfo desconhecido.”