Foi apresentado recentemente um estudo, realizado pela Universidade de Barcelona e a Universidade da Extremadura sobre o impacto económico da Feira do Touro, em Olivença. O resultado é de 5.3. milhões de euros, divididos em 2.8 na Extremadura e 2.5 no resto do país.
O estudo revela ainda que “o gasto médio de visitantes foi de 216 euros por pessoa, pertencendo os maiores valores aos turistas. Desse montante, estima-se que 167 euros são utilizados em Olivença e arredores, enquanto o restante, 49 euros, é gasto em transporte. A população local gastou em média 78 euros por pessoa durante os três dias da feira”.
A feira, como refletido no estudo, faturou um total de 756 mil euros, a que se somaram os 178 mil euros de gastos diretos da cidade de Olivença, incluindo um custo de 70 mil euros para promover a feira. O custo de visitantes e instalações foi de 1,6 milhões de euros. O impacto induzido na região, portanto, foi de 412.000 euros. Investigadores da Universidade de Barcelona e da Universidade da Extremadura calcularam o impacto da feira na imprensa, que chega a 323 mil euros, graças principalmente ao impacto na mídia nacional e, em particular, às notícias sobre a feira”.