Feira Ecuestre em Badajoz já foi apresentada

A conselheira delegada da Feria Badajoz, IFEBA, Blanca Seguirán  e o director da Feira e da Instituição Feiral, Pepa Dueñas, apresentaram esta manhã aos meios de comunicação a décima edição da ECUEXTRE, Feira do Cavalo e Touro, no Ayuntamiento de Badajoz.

A feira começará na próxima quinta-feira, 7 de Junho, e terminará no domingo, dia 10. Durante a conferência de imprensa, foi destacada a importância do sector da tauromaquia e equestre na região, tanto pela quantidade quanto pela qualidade das ganadarias de touros e coudelarias que se estabelecem na Extremadura e que geram riqueza e emprego.

Este ano, ECUEXTRE contará com desenvolvimentos importantes, como a ampliação da pista principal equestre, que irá celebrar o primeiro Concurso Nacional de Saltos Indoor especial. Haverá um total de três faixas em que, além deste concurso, será realizado o III Concurso Morfológico de Puro-sangue 'Ecuextre 2018', qualificador para o Salão Internacional do Cavalo em Sevilha, e outras competições de destaque da União Espanhola de Pecuária de Pura Raça Hispano-Árabe com sede em Sevilha, como o Morfológico do Cavalo Hispanoárabe e a prova de Doma Vaquera de Jovens Cavalos.

A feira contará com os cavalos mais importantes da Espanha. Haverá cerca de 200 raça pura cavalos espanhóis, cavalos de desporto, Hispano-Árabe, lusitanos … Pelo segundo ano consecutivo, Badajoz IFEBA Fair será o anfitrião da reunião da Mesa do Sector Equestre de

Extremadura e campus treinamento será realizado, 'Desafios de corridas de cavalos na Extremadura', um painel de discussão sobre a situação actual da comunidade e os desafios equestre de alcançar nas disciplinas de salto, adestramento e TREC (técnicas rotas equestres de competição).

Quanto à parte da tauromaquia, o mestre Juan Antonio Ruiz 'Spartacus' será encarregado de abrir a feira na próxima quinta-feira. O diestro de Espartinas é o protagonista da exposição monográfica a ser apresentada por ocasião da comemoração dos seus 40 anos de alternativa, que se reunirá em agosto próximo. Homenagem também será feita a D. Ángel Peralta, recentemente falecido. Não há falta de reuniões 'mano a mano' tradicionais com personalidades como o ganadaero Victorino Martin, o rejoneadora Leia Vicens ou os toureiros Juan Jose Padilla, que será homenageado em sua temporada de despedida das arenas. O Prémio Ecuextre será premiado, que agora está em sua quarta edição. Nesta ocasião, foi atribuído à Fundação José Tomás, pelo seu compromisso em melhorar e divulgar os valores da tauromaquia e a sua natureza filantrópica em diferentes causas sociais e culturais. Ele será colectado por seu diretor, Rogelio Pérez Cano.

Por seu lado, a praça de touros portátil muda de localização, ganhando atractividade e visibilidade. Sediará tentaderos com os alunos das Escolas Badajoz e Montijo (Portugal), com novilheiros com Extremeños helicópteros, Forcados e aparadores. Destaca-se a celebração de um festival de solidariedade  em favor da Associação Espanhola Contra o Cancro, que será realizada no domingo. IFEBA vai participar no mesmo, transferindo totalmente todos os lucros nas bilheteiras naquele dia até as duas da tarde.

A feira combina mais um ano as actividades profissionais e empresariais com a parte lúdica. Assim, os fãs podem desfrutar de uma atmosfera única, na qual haverá apresentações musicais, espectáculos de flamenco, exposições e uma gastronomia variada, com quase uma centena de empresas participantes, das quais 30% são de origem portuguesa.

Os ingressos custarão três euros e o horário será das 11:00 às 21:00 na quinta e domingo e das 11:00 às 22:00 na sexta e sábado.

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*