Conforme já aqui noticiamos a PróToiro, através da marca Touradas, vai organizar o Dia da Tauromaquia, a 23 de fevereiro, num evento a realizar-se na praça de touros do Campo Pequeno. O objetivo desta iniciativa é celebrar a cultura tauromáquica e a liberdade cultural.
Esta dia finalizará com um festival taurino, onde está previsto actuar, no entanto o Toureio.pt sabe que o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, não irá participar nesta seleção.
Num e-mail que foi enviado à Direção da Associação Nacional de Grupos de Forcados, o Cabo dos Amadores de Santarém, João Grave, louva a iniciativa, mas “formar uma seleção constituída apenas por um elemento de cada um dos trinta Grupos que fazem parte da ANGF nos dias de hoje, não serve na nossa opinião para elevar a figura do Forcado Amador, mas para descaracterizar”.
O Cabo dos Amadores de Santarém, no mail a que o Toureio.pt teve acesso, refere que “não é política comum dentro do grupo de Santarém participar em selecções de forcados, ao longo da nossa história abrimos certas excepções quando acreditámos que se justificava”.
“Consideramos uma experiência ingrata para todos os Forcados, desde a experiencia de comandar um Grupo que não se conhece, à experiencia de ser comandado ou mesmo pegar e ajudar ao lado de Forcados que não conhecemos”, explica João Grave.
Recordamos que neste dia, na arena do Campo Pequeno vão estar os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Os toiros serão de diversas ganadarias, que em breve vão ser anunciadas.