Ganadaria António Valente uma nova ganadaria Associada na APCTL

A Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, tem a partir desta semana um novo associado trata-se da ganadaria António Valente.

Esta ganadaria foi fundada pelo catual titular, António Mendes Valente, em Maio de 2003, com aquisição de cerca de uma dezena de vacas “Couto de Fornilhos” e semental de “Maria Guiomar Cortes Moura”, entretanto o efetivo foi aumentando até estabilizar na centena de animais, entre vacas de ventre, que seriam cerca de 30, semental, novilhos/as e bezerros. Lidaram-se os primeiros animais desta ganadaria em Albufeira nos espetáculos de verão, (Variedades Taurinas), novilhos que o pai do atual proprietário negociou com o empresário Fernando Santos, no ano de 2009. Em 2010 lidam-se 3 novilhos na Figueira da Foz, na famosa garraiada dos estudantes, inserida na queima das fitas de Coimbra, e lida-se também vários novilhos em Albufeira.

Em 2011, por problemas sanitários, é abatida a totalidade da ganadaria.

Com muita vontade e gosto pelos animais bravos e pela festa, em 2012 adquire-se ao sr. Frei Elias, 25 bezerras ferro “São Martinho”, encaste Domecq-torrestrella, Véragua, às quais se juntou um semental ferro São Marcos, parladé, fundando-se assim a nova ganadaria.

Atualmente a ganadaria conta com cerca de 40 vacas de ventre e semental, e fez finalmente a sua apresentação numa Corrida de Toiros, no dia 4 de Setembro de 2016 em Montemor-o-Velho, lidando no mesmo dia um curro de novilhos no Festival Taurino no Alandroal.

Os objetivos da ganadaria passam por estabilizar o seu efetivo nas 50 vacas de ventre, e lidar cerca de dois curros de toiros por ano.

No passado dia 13, esta ganadaria tornou-se associada da APCTL.

Esta ganadaria está inserida numa exploração agrícola, que para além dela, inclui ainda área de produção de milho, arroz carolino do Mondego, e ainda uma ganadaria mansa de raça Cachena com cerca de 40 reprodutoras.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*