Foi através de uma nota emitida pela Presidência da Republica, que foram anunciadas várias mudanças no Governo Português e nomeadamente no Ministério da Cultura.
Segundo a nota publicada “o Presidente da República aceitou hoje as propostas do Primeiro-Ministro de exoneração dos atuais Ministros da Cultura, da Saúde e da Economia, a seu pedido, e dos Ministros Adjunto e do Ambiente, bem como concordou com as seguintes propostas de nomeação:
– Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Gramaxo de Carvalho Siza Vieira;
– Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho;
– Ministra da Cultura, Graça Maria da Fonseca Caetano Gonçalves;
– Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões;
– Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.
As posses terão lugar amanhã, segunda-feira, 15 de outubro, pelas 12h00, no Palácio de Belém.”
Graça Fonseca sucede assim a Castro Mendes, que vinha dirigindo o Ministério da Cultura desde 2016.
Fique a conhecer a nova Ministra da Cultura:
Graça Maria Fonseca Caetano Gonçalves (Lisboa, 13 de agosto de 1971) é uma socióloga e política portuguesa, deputada eleita à Assembleia da República na XIII Legislatura e atualmente secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa no XXI Governo Constitucional.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo concluído o mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e o doutoramento em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Militante do Partido Socialista, entre 2009 e 2015, foi vereadora na Câmara Municipal de Lisboa, sendo Presidente António Costa.
Em 22 de Agosto de 2017, afirmou publica e politicamente a sua homossexualidade, em entrevista ao Diário de Notícias.