No passado mês de dezembro a Direção de Serviços de Propriedade Intelectual da IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, promoveu uma sessão de formação destinada ao público interno e relativa ao Regulamento do Espetáculo Tauromáquico.
Este normativo foi abordado em três perspetivas diferentes: a jurídica, da responsabilidade da Dra. Ana Costa (DSPI), a urbanística e arquitetónica garantida pela Arquiteta Joana Costa e pela Engenheira Salette Mendes (DSIF) e a histórico-cultural a cargo do Eng. Ricardo Hipólito (EMDARE).
Numa verdadeira "visita guiada" ao mundo tauromáquico os colaboradores presentes foram conduzidos desde as questões de autorização de realização dos espetáculos, à segurança nas trincheiras, ao controlo da atividade dos vendedores ambulantes durante as lides, às condições dos curros e ao bem-estar dos toiros.
Visando uma informação mais detalhada, elencam-se os principais temas abordados:
– Autorização e realização de espetáculos, Comunicação Prévia, Praças de Toiros, Entidades Promotoras, Taxas e Encargos, a IGAC e a Tauromaquia, Património da Cultura Popular Portuguesa, a IGAC como Regulador Nacional, o Bem-estar Animal, a Segurança dos Recintos, o Papel da EMDARE no Espetáculo Tauromáquico.