Esta é uma interrogação pertinente, face ao momento crítico que a Tauromaquia atravessa, em que os ataques á sua existência se multiplicam e sobem de tom, isto sem uma atitude firme e uma resposta concertada e atempada por parte dos aficionados e dos diversos agentes do meio taurino português. Porque…
Trago-vos hoje, mais alguns dos principais Lances de Capote e apresentação da Muleta Temos vindo a falar de lances de capote mas ainda nada dissemos acerca do instrumento em si: o Capote O capote assim se chama por, efectivamente, ter o feitio de um capote com gola e tudo tem…
Confesso que não tinha previsto escrever hoje qualquer artigo, mas a minha dignidade enquanto aficionado foi afetada e isso eu não permitirei, e penso que os aficionados em geral também não deveriam permitir. “Por muito menos demitiu-se o Ministro João Soares”, assim escreveu Luís Capucha, presidente da Associação de Tertúlias…
Ora viva! Prometi voltar e, sendo o prometido devido, cá estou eu, começando por confessar um erro que cometi no artigo anterior. Referi-me a um lance de capote como sendo tafarelas quando são, efectivamente, tafalleras e podem apreciá-las aqui, por David Silveti. Depois de reparar o erro cometido, falemos agora…

Zapopinas ou Lopecinas?

Caros amigos! Estou de volta, como estarei de quinze em quinze dias para falar de uma coisa que todos nós gostamos muito: toiros. Hoje e nos “próximos capítulos” irei dedicar-me ao toureio a pé. Primeiro, porque é uma arte que muito aprecio e da qual pouco sei pelo que, egoisticamente…
Estamos prestes a chegar ao fim desta temporada tauromáquica e há valores que se perderam e outros que não sabemos onde param. Uma das grandes novidades deste ano foi o Cartão Aficionado. Uma ideia boa mas mal executada. Primeiro deveria ter sido criada uma rede de parceiros e divulgada aquando…
Vimos amigos que já não víamos há muito, conhecemos pessoas interessantes, vimos largadas, vimos barcos engalanados e uma procissão bonita com a Nossa Senhora da Boa Viagem a abençoar os barcos e as festas e vimos corridas de toiros. Nas corridas de toiros vimos toiros que investiam na primeira corrida…
“Fala a verdade, mas se for algo sobre mim… vê-la o que dizes”, esta bem podia ser uma frase utilizada pela maioria dos intervenientes na Tauromaquia portuguesa, no que concerne à imprensa taurina. Actualmente a Tauromaquia portuguesa tem um défice de imprensa taurina. Tem, na sua maioria, blogues e sites,…

Vamos à Moita!

Nesta altura do ano chega a festa que toda a região anseia. Contam-se os dias que faltam para as largadas e para as corridas de toiros, para a Tarde do Fogareiro, para a Regata de Barcos tradicionais do Rio Tejo, de varinos a barcas e a fragatas e, daqui a…
20 de Julho, dia do Amigo, Dia de Santo Aurélio e Dia de Santo Elias, deste último diz-se ter sido o primeiro homem a ressuscitar outro homem. De Santo Aurélio posso dizer, segundo reza a história, que trabalhou arduamente na reforma da Igreja, conseguindo desfazer a grande crise disciplinar, mas…
Pág. 1 de 2
Go to top