Vimos amigos que já não víamos há muito, conhecemos pessoas interessantes, vimos largadas, vimos barcos engalanados e uma procissão bonita com a Nossa Senhora da Boa Viagem a abençoar os barcos e as festas e vimos corridas de toiros. Nas corridas de toiros vimos toiros que investiam na primeira corrida…
“Fala a verdade, mas se for algo sobre mim… vê-la o que dizes”, esta bem podia ser uma frase utilizada pela maioria dos intervenientes na Tauromaquia portuguesa, no que concerne à imprensa taurina. Actualmente a Tauromaquia portuguesa tem um défice de imprensa taurina. Tem, na sua maioria, blogues e sites,…

Vamos à Moita!

Nesta altura do ano chega a festa que toda a região anseia. Contam-se os dias que faltam para as largadas e para as corridas de toiros, para a Tarde do Fogareiro, para a Regata de Barcos tradicionais do Rio Tejo, de varinos a barcas e a fragatas e, daqui a…
20 de Julho, dia do Amigo, Dia de Santo Aurélio e Dia de Santo Elias, deste último diz-se ter sido o primeiro homem a ressuscitar outro homem. De Santo Aurélio posso dizer, segundo reza a história, que trabalhou arduamente na reforma da Igreja, conseguindo desfazer a grande crise disciplinar, mas…
A tauromaquia só é polémica porque somos um povo de palas e com visão curta. Num país evoluído, a liberdade de escolha seria algo natural. Vai quem gosta, ignora quem não gosta. Simples. A tauromaquia tem uma história secular. Não é possível falar da cultura em Portugal sem abordar a…
Estamos já na primeira fase de grandes acontecimentos taurinos de cada temporada em Portugal. Da Páscoa à Feira de Santarém são dois meses (mais ou menos) de tradicionais eventos que marcam o arranque e o primeiro grande teste ao que poderá ser a época. As primeiras Corridas de Toiros surgem…
A Garraiada de Coimbra não irá realizar-se após referendo. Os resultados são vergonhosos e um alerta para a tauromaquia. Mas em democracia há que saber ganhar e saber perder. Porque perdeu a tauromaquia? Perdeu porque os alunos aficionados não valorizaram a festa e não votaram. Foram mais de 20 mil…
Terminou há uma semana, mais uma edição da BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa. Uma edição em que a tauromaquia pouco ou nada se promoveu. Perguntarão os mais distraídos, ‘O que tem a ver a tauromaquia com o turismo?’. Eu respondo, tudo! Em tempos esteve em cena uma peça intitulada…
Go to top