Através de comunicado, Enrique Ponce anuncia que dará início à sua temporada americana a 19 de Outubro.

O matador espanhol, que viu o seu subalterno de há mais de 30 anos Mariano de la Vina ser gravemente colhido em Saragoça, o matador também ele teve uma lesão na costela esquerda após tourear nesta mesma feira, em Saragoça.

Contudo, e demonstrando o profissionalismo que fazem dele figura do toureio há muitos anos, cumprirá a sua temporada americana, como inicialmente previsto, já a partir de 19 de Outubro.

António Costa, Primeiro-ministro indigitado, reuniu esta terça-feira com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para entregar a lista dos nomes dos novos ministros que compõem o próximo governo.

No que diz respeito ao Ministério da Cultura, ministério que tutela a Tauromaquia, continuará a ser Graça Fonseca a dirigir este ministério.

Graça Fonseca que se mantém na pasta da cultura, ela que durante o seu mandato se mostrou contra a cultura taurina.

Aguarda-se agora uma tomada de posição da Prótoiro relativamente à recondução de Graça Fonseca na pasta da Cultura.

No próximo dia 19 de outubro (sábado), pelas 17h00, terá lugar a Inauguração do Busto de Homenagem ao Maestro Mário Coelho. O Monumento, da autoria do Escultor Paulo Moura, ficará colocado no Largo Conde Ferreira, próximo da Igreja Matriz de Vila Franca de Xira.

Esta ação dá seguimento à decisão anteriormente tomada pela Câmara Municipal, no sentido de prestar homenagem a figuras de relevo da Tauromaquia do Concelho, designadamente dos matadores de toiros que marcaram as últimas décadas da história da Festa Brava.

A concentração dos convidados será na Praça Afonso de Albuquerque (Largo da Câmara Municipal), pelas 16h30.

A Praça de Touros da Azambuja receberá, no próximo dia 26 de Outubro, uma novilhada popular de promoção aos mais novos e em que a receita reverterá a favor da Escola de Toureio da Azambuja.

Neste dia estarão em praça os cavaleiros Francisco Núncio, Francisco Correia Lopes, António Mendoça e Lourenço Malheiro, bem como os espadas Luis Santos e Sérgio Dominguez.

Lidar-se-ão novilhos de A. Lampreia, Calejo Pires e Torre de Onofre, sendo que as pegas estarão a cargo dos Amadores da Azambuja.

No próximo dia 1 de Novembro, a Praça de Touros do Cartaxo receberá um acontecimento único, pois o jovem cavaleiro Parreirita Cigano irá encerrar-se com seis touros.

Parreirita irá encerrar-se com seis touros de Herds de Paulino da Cunha e Silva, numa corrida que marca o encerramento da temporada em que se comemoraram os 145 anos desta praça de touros.

As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores do Ribatejo, Alter do Chão e Cartaxo.

Muitas vezes esquecidos como uns dos expoentes máximos da nossa festa os campinos serão cabeças de cartaz por uma tarde – dia 27 de Outubro pelas 16:00 horas - na arena da Palha Blanco num evento intitulado “Campinos em Festa”.

Serão eles os artistas que farão lide a novilhos da conceituada ganadaria “Cada um Leva o Seu” numa demonstração de toureio a cavalo e a pé.

João Inácio “Janica”, Nélson Soares, João Fernandes “Banana”, Rui Silva, Vitor Cabaço e Henrique Pinheiro serão os artistas da tarde, onde estarão igualmente presentes o grupo de forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Uma tarde de diferente e com preço único de 5 Euros no qual parte da receita reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira.

O matador de touros espanhol Enrique Ponce foi atendido no Hospital Quirón, em Saragoça, devido a uma “fratura sem deslocamento da oitava costela esquerda”.

Esta é a informação que consta do relatório médico assinado pelo médico Manuel Arnal Monreal.

Ponce sofreu voltareta ao entrar a matar no primeiro touro do seu lote, na passada quinta-feira em Saragoça.

O matador de touros português Nuno Casquinha actua, a 14 de Outubro, na Feira em Honra da Virgem do Pilar, em Ticapampa, no Peru.

Nuno Casquinha repartirá cartel com Fábio Castañeda e Uriei Moreno ‘El Zapata’.

Lidam-se touros das ganadarias San Pero, San Sebastián, La Punta e Santa Maria Magdalena.

Pág. 1 de 324
Go to top