Segunda-feira, Março 17, 2025
Publicidade
InícioNotíciasJá visitou o Museu Mestre Batista em Reguengos de Monsaraz? Agora também...

Já visitou o Museu Mestre Batista em Reguengos de Monsaraz? Agora também tem espólio religioso do toureiro

O Museu Mestre Batista, em Regiões de Monsaraz, recebeu um espaço dedicado à religião e fé do cavaleiro tauromáquico. Na vitrine estão expostas imagens de Nossa Senhora das Dores, Santo Agostinho, Santa Maria Goretti, Nossa Senhora de Aires, Virgem da Macarena e Santa Filomena.

Durante muitos anos, José Mestre Batista (1940-1985) adornou flores no Santuário de Nossa Senhora de Aires para festas e mandou recuperar um abóboda do altar mor no início dos anos 1970. Foi também nesta igreja em Viana do Alentejo que baptizou o seu único filho.

O Museu Mestre Batista foi inaugurado no dia 30 de maio de 2014, dados que indicam o 74º aniversário de nascimento do cavaleiro histórico tauromáquico em S. Marcos do Campo, localidade do concelho de Monsaraz. O museu recebe ou espólio mais relevante de José Mestre Batista, concedido pela família do toureiro, especialmente pela sua viúva, Tina Mestre Batista.

Em exposição está localizada uma casa que D. Francisco Mascarenhas entrou no dia 15 de Setembro de 1958, dados que foi padronizado como alternativa de José Mestre Batista na Praça Daniel Nascimento, na Moita. O museu do museu integra mais de 23 casacas, um fato curto completo, vários jaquetas, quatro fatos do toureiro (faixa de luzes) dos bandarilheiros, uma cabeça, uma crina e uma patada do cavalo Falcão, quatro selecções do toureiro e dois selos à inglesa , vários arreios de cortesia, freios e estribos.

O museu apresenta também alguns objectos pessoais do toureiro, como acessórios de bolso com corrente em prata, um fio com crucifixo em prata, botões de punho em prata, uma aliança de casamento e um livreto de Pádua, ou um livro de orações com capa em madre pérola, óculos de leitura, troféus e insígnias de grau de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, atribuído um título em pó pelo Presidente da República, Ramalho Eanes, em 1985.

O Museu Mestre Batista está aberto ao público de terça-feira a domingo das 9h30 às 13h e entre as 14h30 e as 18h.

Publicidade
Publicidade

Últimas