Jorge Moreira da Silva reeleito presidente da Ass. Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários

O médico-veterinário Jorge Moreira da Silva, que regularmente integra a direcção de várias corridas de touros, inclusive no Campo Pequeno, foi recentemente reeleito presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET).

As eleições para esta Associação decorreram recentemente, tendo sido eleitos o novos órgãos sociais para o biénio de 2020-2022. Jorge Moreira da Silva mantém-se no cargo de Presidente da Direcção, sendo que Joaquim Ramos e Nuno Pedro assumem agora os cargos de Presidente da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal, respectivamente.

Criada em 2018, a APIFVET, que representa cerca de 85% da indústria de medicamentos veterinários em Portugal, tem como objectivos defender uma regulamentação própria para o setor e contribuir para a sensibilização das boas práticas do mercado, promovendo o diálogo permanente com as autoridades nacionais e parceiros, com vista a uma maior colaboração.

Jorge Moreira da Silva afirma que “a Indústria farmacêutica veterinária tem um papel fundamental no bem-estar e produção animal”, pelo que, para os próximos dois anos, a APIFVET irá “continuar a trabalhar em conjunto com as diferentes entidades em tudo o que diz respeito aos medicamentos e produtos de uso veterinário e alimentação animal (alimentos medicamentosos e alimentos complementares), estabelecendo para o efeito pontos de contacto com todas as entidades envolvidas no mercado de regulação e comercialização dos mesmos. Pretendemos, ainda, continuar a acompanhar a implementação das novos regulamentos comunitárias sobre o medicamento veterinário e alimento medicamentoso que são muito importantes para o sector, visto irem definir o que irá ser o futuro da indústria nos próximos anos”.

Monitorizar a implementação do programa europeu “Do Prado ao Prato”, apoiar iniciativas que promovam o conceito de ‘Uma Só Saúde’  e uso racional de antibióticos, promover acções de formação para os associados e continuar com a política de informação e diálogo constante com os mesmos, são ainda objectivos deste grupo de trabalho para este biénio.

Lista para o Biénio 2020-2022

Direção

Presidente – Jorge Moreira da Silva – Virbac Portugal

Vice- Presidente – Mário Hilário – Zoetis

Tesoureiro – Carla Ferreira – Calier

Vogal – Gil Sena – Hipra/Arbuset

Vogal – Jorge Lopes – Campifarma

1º Suplente – Karin Ramot – Boehringer Ingelheim

2º Suplente – Jorge Norte – Animal Care/Ecuphar

Assembleia Geral

Presidente – Joaquim Ramos – Divasa

1º Secretário – Paulo Marques – CPCH

2º Secretário – Luis Gameiro – Plurivet

Conselho Fiscal

Presidente – Nuno Pedro – Vetlima

1º Vogal – José Maria Caballero – Vetoquinol

2º Vogal – Carlos Melo Cabral – Bbraun