Manolete foi nomeado na noite desta quinta-feira, o filho pródigo de Córdoba, apesar da ira de IU e Ganemos, que se opuseram à sessão plenária municipal para isso. Todos os outros grupos políticos votaram a favor da medida de nomeação do filho pródigo da cidade para um toureiro que tomou seu nome para todos os cantos do mundo taurino.
Este reconhecimento encerra os atos para o centenário e que reuniu na Sala Orive uma ampla representação do mundo do touro e da cultura. Pilar Soria, sobrinha do toureiro, recebeu o reconhecimento de Manolete como Filho Pródigo. Dois matadores de touros emblemáticos estiveram presentes na cidade dos califas, Manuel Benítez “El Cordobés” e José María Montilla.
O tenente do alcaide da Cultura da Câmara Municipal de Córdoba, David Luque (PSOE), defendeu revestir e espantar na sessão plenária de Córdoba a figura do Monstro Cordobano antes de ser nomeado Filho Pródigo da cidade antes da oposição da esquerda radical. “Ele levou o nome de Córdoba para o mundo inteiro, então ele nos pediu para deixarmos de preconceitos e entre todos nós dignificarmos uma pessoa que abordamos muitas vezes na nossa história”, disse ele.