A Feira de Hogueras 2024 terminou com um foco especial no touro. A ganadaria Victorino Martín voltou após o sucesso do ano passado e não decepcionou. O encierro foi muito bem apresentado e variado em termos de comportamento, com momentos muito interessantes. Destacaram-se especialmente o terceiro e o quinto touro, enquanto o quarto, lesionado, teve menos impacto. A corrida serviu para homenagear a Festa de Hogueras e foi presidida por Alba Muñoz, a Bellea del Foc.
Manuel Escribano foi a figura principal da tarde, destacando-se com o quinto touro, que exigia muito do toureiro. Escribano lidou com a situação de forma extraordinária, sendo inclusive colhido mas escapando da cornada por um triz. Retornou à lide e finalizou com uma estocada notável. Apesar do pedido para a segunda orelha, o palco negou e concedeu apenas a volta ao ruedo ao touro. Escribano deu duas voltas aclamadas ao ruedo.
Com o segundo touro, Escribano também esteve bem, especialmente com a mão esquerda, conseguindo uma estocada que lhe valeu uma orelha. Demonstrou grande habilidade nas bandarilhas em ambos os turnos. Escribano mantém uma forte ligação com a praça, onde já viveu momentos de grande perigo e sucesso.
Borja Jiménez, por sua vez, não conseguiu sair em ombros devido a um erro na estocada ao terceiro touro, que se destacou pela sua bravura. Apesar disso, fez uma boa faena, especialmente com a mão esquerda. Com o sexto touro, que era grande e bravo, Jiménez conseguiu tirar-lhe passes que chegaram ao público e matou bem, ganhando um troféu.
Rafaelillo, que abriu a corrida, teve menos sorte com os touros que lhe calharam. Com o primeiro, conseguiu uma boa faena com a mão esquerda, mas falhou na estocada, recebendo uma ovação. O quarto touro, lesionado, não permitiu grande destaque.
Ficha do Festejo
Plaza de toros de Alicante. Segunda-feira, 24 de junho. Touros de Victorino Martín, muito bem apresentados e de variado e interessante comportamento. Excelente o 3º, muito bom o 5º, premiado com a volta ao ruedo, de nome “Boliviano” e marcado com o número 1. Bravo em varas o 6º.
Rafaelillo: Ovação com saudações no seu lote. Manuel Escribano: Orelha após aviso e orelha com forte pedido da segunda e duas voltas ao ruedo. Borja Jiménez: Ovação com saudações e orelha.
Entrada: Dois terços da praça, 6.412 espectadores. Corrida Homenagem à Festa de Hogueras. A Bellea del Foc, Alba Muñoz, chegou à praça em calesa e presidiu o festejo. O Ayuntamiento de Alicante, a empresa e a Escola Taurina homenagearam o matador de touros Francisco José Palazón pelo seu XX aniversário de alternativa.