Domingo, Outubro 2, 2022
Publicidade
InícioNotíciasMestre Batista com museu em Reguengos de Monsaraz

Mestre Batista com museu em Reguengos de Monsaraz

As antigas instalações da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz estão a ser transformadas num museu para acolher o espólio do antigo cavaleiro tauromáquico José Mestre Batista, revelou o presidente do município alentejano.

«As obras já começaram e vamos em frente com mais este projecto, na sequência da grande vontade da família do saudoso José Mestre Batista» (1940-1985), que revolucionou em Portugal o toureio a cavalo, disse José Calixto.

De acordo com o autarca, o museu dedicado a José Mestre Batista deverá ser inaugurado «ainda no primeiro semestre de 2014» para apresentar o espólio «mais relevante» do toureiro natural de São Marcos do Campo, localidade situada no concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz, nas margens de Alqueva.

«Desde recordações de cavalos emblemáticos até aos fatos com que tirou a alternativa, o seu primeiro fato, o seu último fato de toureiro e todo um espólio fotográfico de uma carreira imensa, pequenos amuletos, detalhes pessoais e toda a vida de um homem que se dedicou à tauromaquia e teve o sucesso que teve», descreveu.

Indicando que o espólio do toureiro vai ser doado pela família, José Calixto frisou que se trata de um «pequeno museu desenvolvido com sentimento».

Em 2011, o município de Reguengos de Monsaraz homenageou José Mestre Batista, erguendo uma estátua para perpetuar a sua memória, iniciativa que serviu também para assinalar os 50 anos de alternativa do toureiro.

José Mestre Batista faleceu por doença a 17 de Fevereiro de 1985, na cidade de Zafra (Espanha), vítima de asma, e os seus restos mortais encontram-se em mausoléu no cemitério de Vila Franca de Xira.

Publicidade
Publicidade

Últimas