Sexta-feira, Janeiro 17, 2025
Publicidade
InícioNotíciasMisericórdia da Chamusca anunciou programa dos 100 da praça de Touros (c/fotos)

Misericórdia da Chamusca anunciou programa dos 100 da praça de Touros (c/fotos)

A Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, proprietária da praça de touros local, apresentou esta quinta-feira o conjunto de actividades que irá realizar para comemorar os 100 anos do tauródromo chamusquense.

Uma cerimónia que contou com uma grande adesão de aficionados e que contou com a presença do Provedor da Misericórdia da Chamusca, Nuno Castelão, o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Caetano, entre outras entidades e figuras da tauromaquia.

Relativamente aos cartéis apresentados são:

– 6 de Abril – festival taurino – Touros de várias ganadarias para António Telles, João Salgueiro, João   Salgueiro da Costa, António Tellles Filho e os espadas Francisco Rivera Ordoñez, Morante de La Puebla, El Cid e Vasco Veiga. Forcados Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.

– 30 de Maio – Quinta-feira da Ascenção – Touros de Manuel Veiga para Luís Rouxinol, Francisco Palha e os espadas António João Ferreira e Nuno Casquinha. Forcados Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.

– 1 de Junho Touros de Passanha para João Moura Jr, Salgueiro da Costa e Duarte Pinto. Forcados de Santarém e Aposento da Chamusca.

– 3 de Agosto – Corrida do centenário – Touros de várias ganadarias para João Moura, António Telles e Rui Salvador. Forcados de Lisboa, Chamusca e Aposento da Chamusca.

– 28 de Setembro – Touros de Manuel Coimbra para Rui Fernandes, João Telles e Miguel Moura. Forcados Amadores da Chamusca

 

Estas celebrações terão o seguinte programa:

– A 6 de Abril, tem lugar uma eliminatória do concurso ‘Vem Tourear’, a que se seguirá a realização de um festival taurino, intitulado, ‘Festival das Figuras’.

– A 20 de Abril, haverá o lançamento do livro, ‘A Inglesa e o Marialva’, terminando o dia com um Workshop taurino.

– No mês de Maio, inúmeras actividades, a 18, a inauguração da exposição ‘Rui Fernandes’, a 29 de Maio, um workshop intitulado, ‘Ascenção’, e a 30, a primeira corrida da Feira da Ascenção, realizando-se o segundo espectáculo a 1 de Junho.

– De 12 a 14 de Julho, tem lugar o ‘Congresso Internacional de Tauromaquia’.

– A 3 de Agosto, realizar-se-á a Corrida do Centenário, e será inaugurada a escultura ‘O Toiro’, da autoria do escultor, Rui Fernandes.

– O  fim-de-semana de 7 e 8 de Setembro, será dedicado ao cinema taurino, e no final do mês, realiza-se o certame ‘Eh Toiro’, havendo ainda lugar a mais uma corrida de touros.

– Em Outubro, tem lugar na Praça de Touros da Chamusca, a final do circuito nacional de recortadores. A 16 e 17 de Novembro, há lugar a colóquios, com diversos intervenientes do espectáculo terminando o ano, com um espectáculo de encerramento das comemorações do centenário da Praça de Touros da Chamusca e a entrega de troféus aos triunfadores da temporada.

{gallery}chamusca_apresentacao19{/gallery}

Publicidade
Publicidade

Últimas