Reguengos de Monsaraz vai promover o turismo no concelho e o Museu tauromáquico José Mestre Batista entre os dias 5 a 8 de março na 25ª Feira do Toiro de Olivença. Neste certamente ligado à tauromaquia, a autarquia vai ter um stand promocional onde vai distribuir guias de turismo e informação sobre as corridas de toiros que se vão realizar durante as Festas de Santo António e a ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz.
Neste stand os visitantes da feira vão poder apreciar um chocalho de grandes dimensões e as mantas de Reguengos de Monsaraz produzidas na centenária Fábrica Alentejana de Lanifícios. O espaço vai estar decorado com imagens do património da região, com destaque para o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, o Cante Alentejano, o megalitismo, o astroturismo, a vila medieval de Monsaraz, o Lago Alqueva, os vinhos e o enoturismo e a paisagem e natureza do território.
O stand terá também um painel com informação sobre o Museu José Mestre Batista e o seu espólio, assim como sobre a vida de um dos maiores toureiros portugueses, nascido em S. Marcos do Campo, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. O painel informa sobre o nascimento do cavaleiro, o seu percurso pessoal e profissional, os objetos pessoais, os locais e momentos significativos, o namoro e nascimento do filho, a casaca da alternativa, as cartas, a casaca de Dom Francisco Mascarenhas, o cavalo Falcão e objetos de treino.
O museu foi inaugurado no dia 30 de maio de 2014, data em que se assinalou o 74º aniversário do nascimento do histórico cavaleiro tauromáquico, e já foi visitado por cerca de 6.500 pessoas. Neste espaço pode ser apreciado o espólio mais relevante de José Mestre Batista, cedido pela família do toureiro, nomeadamente pela sua viúva, Tina Mestre Batista, e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e entre as 15h e as 19h.