Sábado, Setembro 23, 2023
Publicidade
InícioCrónicasO futuro a ombros. Badajoz: Os três novilheiros pela Porta Grande

O futuro a ombros. Badajoz: Os três novilheiros pela Porta Grande

O passodoble Puerta Grande que tocou no passeillo era o prenúncio de uma tarde de portas grandes; assim foi: Os três novilheiros saíram em ombros na novilhada picada da feira taurina de Badajoz.

Abriu a tarde Posada de Maravilhas perante um novilho colorau de Fernando Peña, destaque para uma série de templadas verónicas, levando-o por chicuelinas andando, até ao cavalo de picar; depois de brindar ao público inicia a faena de muleta com a mão esquerda nos médios, boa tanda de muletazos e dosantinas; mata de sorte contrária com uma eficiente estocada e passeia a primeira orelha da tarde.

Gines Marin um dos mais promissores novilheiros espanhóis natural da vizinha Olivença; recebeu por verónicas um novilho que saia solto; também brindou a sua lide ao respeitável e sem se mover inicia com uma série de ajustados passes ajudados por alto; uma faena interessante e completa rematada com "manoletinas" e uma grande estocada que valeram ao toureiro raiano o corte de duas orelhas e porta grande.

Também Extremenho e da raia Juan Carlos Carballo natural de Valência de Alcântara apresentou-se em Badajoz "montera en mano". De joelhos, e de costas voltadas para a porta dos curros recebeu o seu oponente com uma larga afarolada sem se livrar de grande susto; houve também lugar para um ajustadissimo farol de joelhos que arrepiou as bancadas. Quis também brindar a sua faena ao público; e arrimou-se numa entretida lide intercalada por largas séries de derechazos e boas tandas de naturais; a terminar a faena em tábuas onde apesar do novilho já fugir à "pelea" ainda lhe conseguiu sacar alguns passes metido entre os pitons, uma eficiente estocada que lhe valeu uma orelha com forte petição de segunda.

Não foi obra do acaso a orelha cortada em Madrid este ano; Posada de Maravillas esta todo um toureiro, um toureiro artista que toureia com alma, e quando assim é… O público apercebe-se e sente de forma intensa o seu toureio; aproveitou com temple o bom novilho que teve pela frente e cortou uma orelha com forte petição de segunda e assegurou a porta grande.

Gines Marin no quinto da tarde executou uma larga faena mas com pouca história; passes soltos, deixando tocar vezes demais os enganos, e desacertado na hora de entrar a matar, escutou dois avisos e escutou palmas.

Juan Carlos Carballo esse pequeno grande toureiro foi novamente com grande valentia e arrojo à portagaiola, onde com uma gaonera recebeu o último novilho da tarde e também o maior e mais bem apresentado da novilhada; com a muleta fundamentou essencialmente a faena com a mão esquerda para no final se cruzar e meter entre pitons; rubricou com "manoletinas" e uma grande estocada a faena da tarde. Cortou uma orelha com fortíssima petição de segunda e monumental bronca ao presidente que inexplicavelmente quis também colher algum triste protagonismo. Menos mal que Carballo acompanhou também os seus companheiros pela porta grande, conjuntamente com o Maioral da ganadaria.

 

Publicidade
Publicidade

Últimas