Durante esta semana decorrem, na Assembleia da República, as votações das propostas apresentadas pelos partidos políticos para o Orçamento do Estado 2021.
Nas votações que decorrem estes dias no parlamento, as propostas de alteração ao orçamento de estado formuladas pelo PAN, que pretendiam o Fim de apoios à produção de animais que se destinem à lide e à atividade tauromáquica (701C) e a Desclassificação da carne de touro de lide como DOP e interdição da sua comercialização para consumo humano (1314C).
A proposta 701C foi chumbada com os seguintes votos por artigo:
1 – A partir de 2021 o Governo retira a raça brava de lide do elenco de raças elegíveis no âmbito dos apoios para a manutenção de raças autóctones, nomeadamente os previstos no Programa de Desenvolvimento Rural.
Contra – PCP, PS, CDS, IL, PSD, CH
Favor – PAN e BE
2 – A partir de 2021 são proibidos quaisquer apoios, diretos ou indiretos, por parte dos organismos públicos, incluindo as autarquias locais, à atividade tauromáquica.
Contra – PS, PSD, PCP, CDS, CH
Favor – IL, PAN, BE
3 – Durante o ano de 2021 o Governo promove um estudo que vise a reconversão da atividade tauromáquica.
Contra – PCP, PS, CDS, PSD, CH
Favor – PAN e BE
Abstenção – IL
A proposta 1314C foi chumbada com os votos contra de CDS, PSD, PCP, PS, CH e IL a favor de BE e PAN.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues apresentou ainda uma proposta para o Fim da atribuição de dinheiros públicos à tauromaquia (124C) que foi chumbada com os votos contra de CDS, PSD, PCP, PS CH, a favor de BE, PAN e IL.
Este é mais um grande revés para os objetivos deste partido antitaurino que vê as suas propostas serem repetidamente recusadas pela grande maioria dos deputados no parlamento.