Segunda-feira, Abril 15, 2024
Publicidade
InícioNotíciasOs benefícios da revolução digital

Os benefícios da revolução digital

A revolução digital já não é uma possibilidade, mas sim uma realidade. Há sinais na sociedade portuguesa que o demonstram de forma inequívoca. Efetivamente, dados recentes revelam que mais de 50% dos portugueses realizaram compras online ao longo dos últimos anos, pelo que é incontornável que uma parte importante da economia já ocorre atualmente nas redes.

De facto, a possibilidade de adquirir uma seleção diversificada, mas personalizada, de bens e serviços, de forma sustentável, cómoda e acessível, sem necessidade de deslocações desnecessárias, são fatores que têm levado cada vez mais portugueses a tornarem-se e-shoppers.

A verdade é que as plataformas de e-commerce vieram-nos facilitar a vida, por várias razões. Estas permitem-nos o acesso a uma variedade ilimitada de produtos de todas as origens do mundo, personalizar escolhas conforme as nossas preferências e gostos pessoais e proporcionam-nos entregas muito rápidas e cómodas, nas nossas casas ou onde entendermos, em poucas horas ou mesmo, em alguns casos, numa questão de minutos.

Além das plataformas de e-commerce, existem outros tipos de plataformas que ganham destaque neste novo panorama digital.

Subscrições de filmes, séries de TV e música? Claro que sim!

Há então outro setor económico que tem também registado um crescimento significativo junto dos portugueses e que é evidência da aceitação quase generalizada da tecnologia digital nos nossos lares: o entretenimento digital

Em 2022, cerca de metade dos portugueses já tinham subscrito um serviço de streaming, com destaque para as plataformas de conteúdos audiovisuais.

Estas plataformas, cujos catálogos incluem centenas de títulos de todos os géneros, permitem que acedamos a todo o tipo de conteúdos sem termos de nos deslocar a uma sala de cinema ou a um clube de vídeo, para alugar determinado filme ou série.

Não temos sequer de ficar presos a um ecrã de TV, já que as plataformas para dispositivos móveis destes serviços de streaming permitem que os vejamos em qualquer lugar e a qualquer hora. Comodidade e diversidade são, assim, dois benefícios que caraterizam estes serviços.

Dada a sua natureza prática e económica, estas plataformas conquistaram os utilizadores, não sendo, por isso, surpreendente que a mesma lógica fosse aplicada a outros tipos de entretenimento, nomeadamente ao streaming de música e de podcasts.

De facto, nenhum dispositivo físico teria capacidade para albergar as centenas ou mesmo milhares de discografias e podcasts disponibilizados em plataformas como o Spotify ou a Apple Music. Efetivamente, de forma gratuita, ou mediante subscrição, os utilizadores destes serviços podem aceder a seleções personalizadas de conteúdos sempre e onde quiserem. Ora, o benefício desta maior acessibilidade de conteúdos é incomensurável.

Insert image here>>>>https://images.pexels.com/photos/5749817/pexels-photo-5749817.jpeg?auto=compress&cs=tinysrgb&w=600<<<PHOTO

Gaming e iGaming: o novo paradigma de entretenimento

Nos jogos, o caminho foi igualmente o de garantir acessibilidade e diversidade acrescidas. Neste sentido, os gigantes tecnológicos da Sony e Microsoft também desenvolveram plataformas onde os utilizadores têm acesso, mediante subscrição, a vastos catálogos de jogos, que incluem êxitos como Tomb Raider, Resident Evil 2 ou DOOM Eternal, sem terem de os adquirir. Assim, com um investimento menor, têm a possibilidade de jogar muitos mais jogos.

No iGaming, num primeiro momento, os utilizadores passaram a ter disponíveis jogos online e não apenas nas salas físicas, o que lhes permitiu maior comodidade, tornando desnecessárias as deslocações. 

No entanto, gradualmente, à medida que o desenvolvimento tecnológico se foi intensificando, foram sendo igualmente criadas plataformas de jogos associados ao casino, que, tal como acontece com as plataformas de outros conteúdos digitais, permitem que os utilizadores acedam a uma grande variedade de títulos da sua preferência, sempre e onde desejarem, a partir de qualquer smartphone ou dispositivo móvel com acesso à Internet.

Desta forma, os jogadores têm um acesso cómodo e simples a catálogos muito vastos de slots e jogos de mesa (diferentes variantes de Blackjack e roleta), organizados em categorias que facilitam a pesquisa rápida e intuitiva de conteúdos.

Com efeito, face a tudo isto, atributos como diversidade, comodidade e acessibilidade (que instintivamente relacionamos com a tecnologia digital) passaram a estar associados também a este domínio do entretenimento, melhorando as experiências dos utilizadores.

É certo que a tecnologia digital tem ainda aspetos a melhorar, entre outros, o da exclusão de algumas camadas etárias da sociedade. No entanto, para a maioria dos portugueses, esta marca um momento em que escolhas e circunstâncias de consumo são praticamente ilimitadas.

Publicidade
Publicidade

Últimas