Sábado, Abril 1, 2023
Publicidade
InícioNotíciasPraças portuguesas receberão ciclo nacional de novilhadas

Praças portuguesas receberão ciclo nacional de novilhadas

Na noite do próximo sábado, 16 de Julho, pelas 22 horas, arranca na praça de toiros Daniel do Nascimento, o II Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio, numa organização conjunta da Escola de Toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira; da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita e da Academia do Campo Pequeno. Reedita-se assim um ciclo de novilhadas que tanto êxito teve na temporada de 2012, com a finalidade de proporcionar a necessária rodagem aos jovens alunos das referidas escolas, numa promoção ao toureio a pé que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide – através dos seus associados que fornecem reses, de forma gratuita, para que os festejos tenham viabilidade – e dos empresários Rafael Vilhais, Ricardo Levesinho, Soc. Campo Pequeno, Paulo Pessoa de Carvalho, Simão Comenda, Paulo Vacas de Carvalho e José Luís Gomes.

O ciclo tem programadas novilhadas para a Moita (16 de Julho), Beja (10 de Agosto), Coruche (14 de Agosto), Samora Correia (19 de Agosto), Salvaterra de Magos (2 de Setembro), Montemor-o-Novo (3 de Setembro), Sobral de Monte Agraço (17 de Setembro), Campo Pequeno (1 de Outubro) e Vila Franca de Xira (9 de Outubro).

Em festejos mistos na categoria de “Novilhada Popular”, atuarão João Martins e João d´Alva (Vila Franca de Xira); Sérgio Gonçalves, Paula Santos, Rúben Correia e Luís Silva (Moita) e Sérgio Nunes (Campo Pequeno).

Os cavaleiros que participarão neste ciclo são: Os praticantes Francisco Parreira, Francisco Correia Lopes, Verónica Cabaço, Andreia Oliveira e a amadora Inês Silva Carvalho.

Vários serão também os Grupos de Forcados Amadores: Aposento da Moita, S. Manços, Beja, Coruche, Montemor e Vila Franca de Xira, entre outros.

Do festejo inaugural, na Moita, a 16 de Julho (inserido no 66.º aniversário da Daniel do Nascimento), fazem parte o cavaleiro praticante Francisco Correia Lopes; o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita; e os novilheiros João Martins, Sérgio Gonçalves, Sérgio Nunes e, como convidado, António Pintiado, da Escola de Toureio de Badajoz. Lidam-se novilhos de Calejo Pires, Palha, Cunhal Patrício Herds., Varela Crujo e Falé Filipe.

Publicidade
Publicidade

Últimas