Presidência da República irá hoje condecorar Forcados de Santarém

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém, que celebra em 2015 os 100 anos desde a sua fundação, será hoje condecorado pela Presidência da República, no Campo Pequeno.

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém que celebra esta noite a corrida do seu centenário, no Campo Pequeno, vai ser condecorado pela Presidência da República com a Ordem de Mérito Agricola, em reconhecimento do seu contributo na sociedade portuguesa.  

Os Forcados de Santarém foram responsáveis pela implementação do modelo dos Forcados Amadores, um modelo que conformou inúmeras gerações de forcados, no último século, homens que unidos pelos valores da amizade, solidariedade, dedicação e respeito, arriscam a vida, pegando toiros. Foram também um dos principais responsáveis pela evolução da pega, tornando-a uma expressão artística, levando assim o nome de Portugal a todo o mundo. 

A condecoração vai decorrer antes do início da corrida que se celebra hoje às 22h, sendo a insígnias impostas pelo Chanceler das Ordens de Mérito, o Professor Doutor Luis Valente de Oliveira. Esta é a terceira vez que o Grupo de forcados de Santarém é condecorado pela Presidência da República, depois de em 1965 o presidente Américo Tomás o ter feito, aquando dos 50 anos do Grupo, tal como o presidente Mário Soares, em 1990, na celebração dos 75 anos do Grupo. 

O cartel da corrida é constituído por Pablo Hermoso, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, frente a toiros de David Ribeiro Telles. Pegam os forcados de Santarém os 6 toiros em solitário.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*