Na sequência do acto eleitoral do passado domingo, a Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, vem agora a público, em comunicado, reagir aos resultados.
De salientar que o Toureio.pt contactou logo na segunda-feira a Prótoiro a fim de prestar algumas declarações sobre o assunto, de forma a sabermos como seriam agora as conversações com os partidos vencedores destas eleições, que a Prótoiro indicou que seriam contra ou desfavoráveis à Tauromaquia (através de uma publicação nas redes sociais).
Mas neste pedido de declarações ao Secretário-Geral da Prótoiro, Hélder Milheiro, questionamos ainda sobre qual seria o perfil ideal, para a Federação, do próximo Ministro da Cultura.
No seguimento do nosso pedido de declarações, Helder Milheiro foi parco em palavras dizendo apenas que “neste momento não iremos prestar mais declarações além do que consta no comunicado. Agora não é o momento de falar até termos um cenário político mais definido.”
Relativamente ao comunicado emitido pela Prótoiro, passamos de seguida a transcreve-lo na integra:
“A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia saúda o processo democrático das recentes eleições legislativas e informa que já deu os primeiros passos na sua missão de valorizar e salvaguardar a cultura tauromáquica em Portugal, face à nova configuração da Assembleia da República. Durante a campanha eleitoral e no seguimento das eleições, a PróToiro realizou contactos informais com diversas forças políticas com assento parlamentar de forma a assegurar os interesses dos aficionados e promover a liberdade cultural em Portugal.
Esta é uma tarefa contínua. As vitórias obtidas na última legislatura – casos do IVA e das derrotas das propostas para o fim da tauromaquia em Portugal – serão fontes de inspiração para as batalhas que se avizinham.
Estamos atentos às movimentações e às intenções dos nossos adversários. Sabemos ao que vêm e como atuam. Os próximos tempos vão exigir o reforço da união de todos, sejam profissionais do setor, aficionados ou somente amantes da cultura e da liberdade. Contamos com todos!”