Romaria Moita – Viana do Alentejo terá mais participantes neste ano de 2014

Na passada semana foi apresentada a 14ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, na Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó (Palmela).

A Romaria que parte da Moita no dia 23 de abril e chega a Viana do Alentejo dia 26, ao final da tarde, é “um dos eventos mais importantes para as nossas gentes e economia local”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, que garantiu ainda que é intenção da Comissão Organizadora manter a génese religiosa da Romaria, a que se junta também o convívio entre as centenas de participantes.

Aos muitos participantes que já fazem a Romaria desde a primeira hora, espera-se este ano a participação de “gente nova”. É esta a convicção de Miguel Fadista, presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, membro da comissão organizadora. “Espera-se a participação de muita gente nova na chegada a Viana do Alentejo, que vem juntar-se às centenas que partem da Moita”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, a iniciativa que “envolve milhares de pessoas e centenas de participantes e acompanhantes”, suscitou o interesse pelas atividades equestres e o cavalo, quer na Moita, quer em Viana do Alentejo. “É uma atividade de lazer com presença expressiva que não se limita apenas à Romaria” levando as duas associações equestres a promoverem outras atividades ao longo do ano, fomentando a economia local.

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a Romaria a Cavalo é um “evento importante pela diferenciação que apresenta, a motivação religiosa e o convívio entre os participantes”. Vítor Costa salientou ainda um outro aspeto que, na sua opinião, vai ter um grande impacto nos próximos ano, o facto de, a iniciativa estar centrada no cavalo “uma fileira muito importante para explorar”.

 

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*