Rui Falcão de Campos apresenta livro, esta sexta-feira, no Campo Pequeno

No próximo dia 27 de Setembro, às 18h30, o Campo Pequeno abre o Salão Nobre para a apresentação do Livro: “O Rapaz que sorria aos Toiros – uma novela ribatejana”.

É a primeira obra de ficção do escritor scalabitano Rui Falcão de Campos.

Nesta novela, cuja acção se situa no Ribatejo de 1971, entrecruzam-se em planos sobrepostos uma multiplicidade de histórias de amor, enquanto se captam as tensões sociais de uma região e de um país em plena evolução da matriz agrária no sentido da industrialização e da concentração urbana – Lisboa e os seus subúrbios parece que engolem os homens que sobejam da guerra em África e da emigração.

A novela lê-se num jacto, escrita que está numa linguagem simples, acessível a um público a partir dos doze anos. Para o leitor ribatejano, tem o atractivo de personagens e cenários se situarem na região. O maioral é do Pombalinho, a sua noiva do Vale de Santarém, os amores de Luz e Lourenço passam pelas Fazendas de Almeirim, pela Valada ou pela Ilha Verde, na Ribeira de Santarém… A obra faz memória de antigas casas ganadeiras, como a Casa Terré, ou a de David Luziello Lopes, entre um sem número de pormenores regionalistas.

Mistérios que a novela sugere e deixa à imaginação do leitor resolver, semeando pistas que a cada leitor, conforme a sua própria sensibilidade e intuição, hão-de guiar para que construa, em cumplicidade com o autor, um enredo à sua medida.

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*