Sábado haverá festival em Serpa. Toureio.pt falou com José Luis Pires

É data confirmada no calendário taurino nacional o Sábado de Pascoa em Serpa. Iniciativa dos Bombeiros locais e da grande importância para a corporação, importa conhecer a poucos dias da edição 2015 a motivação do Presidente da Direção dos Bombeiros Serpenses. O Toureio.pt deu voz a José Luis Pires, o “rosto” de um evento de grande nível em cada ano e taurinamente reconhecido como de qualidade e seriedade, sempre dentro do altruísmo que caracteriza as gentes da festa e em especial os aficionados.

Toureio: Mais um ano de uma data já firme e com créditos. O Festival dos Bombeiros de Serpa em cada sábado de Páscoa. Foi difícil montar a edição deste ano?

José Luis Pires: É verdade que cada vez se torna mais fácil montar o nosso Festival, todos os Toureiros estão sempre disponíveis, pela principal razão de saberem que este Festival é organizado pelos Bombeiros e não como normalmente, a favor de… e também pela seriedade que pomos nesta organização. Há sempre uma dificuldade, a escolha do cartel… dizer a um Toureiro ,que se disponibiliza, que não podemos contar com ele… é, de facto, a parte mais difícil;

Toureio: O Festival taurino organizado pelos Bombeiros de Serpa contribuiu para a aquisição de que meios para a corporação?

José Luis Pires: O nosso objetivo é sempre a aquisição de meios, este ano contribuí para a aquisição de  uma ambulância adquirida na última Sexta Feira, que será apresentada no  dia do Festival;

Toureio: Mais uma vez um festival misto, com figuras, mantem-se a aposta no modelo e a presença de nomes sonantes do toureio a pé em cada ano, a par de um toureio a cavalo virado para o futuro. Podemos dizer que é esta a imagem do Festival dos Bombeiros de Serpa. Sempre com um atrativo diferente, em cada ano?

José Luis Pires: Continuamos, sem  dúvida, com o modelo de Festival Misto, porque queremos divulgar a Festa brava, e ela é feita do Toureio a Pé e a Cavalo.

Apostámos este ano na juventude porque o futuro é feito com os jovens. Tentamos não  repetir e , apenas temos dois repetentes o Juan Pedro Galan e Salgueiro da Costa, que tinha toureado em vez do pai, que se tinha lesionado.

No toureio a pé, temos Daniel Luque sem dúvida uma "figura", já confirmada, que irá tourear, em 2015,duas tardes,  em  Sevilha e Madrid.

Toureio: Qual a realidade socioeconómica dos Bombeiros de Serpa e dos Bombeiros em geral? A Festa brava tem sido amiga dos Bombeiros em Portugal?

José Luis Pires: Temos uma direção que desenvolve uma gestão muito criteriosa desta casa, que zela pela sustentabilidade da Associação, utilizando todos os meios ao seu alcance para gerar receitas e envolver a população neste objetivo.

Toureio: Que mensagem quer deixar o Presidente da Direção dos Bombeiros de Serpa?

José Luis Pires: Para que esta Associação cumpra a sua missão de ajudar o próximo… esperamos que as pessoas possam dar o seu contributo, através da participação neste Festival, que visa dotar esta associação de meios,  para que a resposta possa ser mais rápida e mais eficaz!

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*