Setor Tauromáquico reuniu com o Governo, mas sem Ministra da Cultura

Reunião sem ministra da cultura

As várias associações do setor tauromáquico reuniram, esta sexta-feira, com o Ministério da Cultura, no entanto, sem a presença da Ministra Graça Fonseca.

A reunião decorreu por videoconferência, entre o Setor Tauromáquico e o Ministério da Cultura, representado pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, contando também com a presença do Inspetor Geral das Atividades Culturais, Silveira Botelho.

O setor foi representado pela ProToiro, através seu Secretário-geral Hélder Milheiro; por Nuno Pardal, Presidente da Associação Nacional de Toureiros, por Ricardo Levesinho, Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, por João Caldeira, Vice-Presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados, por Armando Jorge Carvalho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila franca de Xira, em representação da União das Misericórdias Portuguesas e através de Francisco Oliveira, Presidente da CM de Coruche e Presidente da Secção de Municípios com Atividade Tauromáquica, da Associação Nacional de Municípios.

O setor teve um ótimo acolhimento tendo a reunião sido produtiva, com os vários setores a exporem os seus problemas atuais, face à situação pandémica, e as suas propostas para a retoma, além de medidas estruturais para uma política cultural para a tauromaquia, vertidos num documento com 24 propostas.

As necessidades e propostas apresentadas tiveram bom acolhimento, ficando o Ministério de as analisar para discussão em nova reunião a realizar brevemente.

Fique de seguida com as propostas apresentadas: