Quarta-feira, Maio 22, 2024
Publicidade
InícioCrónicasTarde entretida na corrida das festas de Santo António em Reguengos de...

Tarde entretida na corrida das festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

Como já vem sendo tradição, a Praça de Touros José Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz, recebeu no passado dia 10 de Junho a corrida de touros das Festas de Santo António.

Foi uma tarde de céu cinzento, ameaçando cair chuva a qualquer momento, mas ainda assim os alentejanos preencheram ¾ da lotação deste tauródromo.

Lidaram-se seis touros propriedade dos Irmãos Moura Caetano, mas que ostentavam o ferro de Maria Guiomar Cortes Moura. Seis touros que saíram na generalidade bem apresentados, justos de força, algo que por vezes dificultou o labor dos ginetes, no entanto foi um curro que cumpriu.

Abriu a tarde João Moura, que realizou uma boa lide, pois esteve bem na brega, cravou bons ferros em sortes frontais e terminou a lide com um bom fero de palmo. A segunda lide foi mais discreta, muito por culpa do oponente que Moura teve pela frente, que tinha meias investidas e que por vezes faltava no momento do ferro. Ainda assim o cavaleiro de Monforte deu-lhe a volta.

Seguiu-se Pablo Hermoso de Mendoza, começou por receber muito bem o seu oponente, para depois prosseguir em tom elevado uma lide em que se viram bons ferros em sortes frontais e cingidas que fizeram soar fortes ovações. A segunda lide, perante um touro mais sério e que transmitiu mais, Pablo realizou uma lide séria e com grandes momentos de toureio, como é timbre do rejoneador espanhol.

João Moura Caetano começou logo bem ao receber o seu primeiro touro, continuando depois em bom plano, tendo-se visto também bons ferros. Na segunda lide, Caetano subiu um pouco mais o nível das suas atuações, pois mexeu com o touro, mudou de terrenos, dando-lhe assim a lide adequada. A Moura Caetano, para que as lides se tornem em triunfos, talvez só lhe falte um pouco mais de conexão com o público, algo que não aconteceu em Reguengos.

No capítulo das pegas a tarde foi fácil, ou melhor, os Forcados não complicaram e a tarde tornou-se fácil, sendo todas as pegas concretizadas à primeira tentativa.

Por Montemor pegaram José Maria Vacas de Carvalho, Vasco Carolino e Francisco Borges, enquanto pelos Amadores de Monsaraz pegaram Paulo Caturra, Miguel Valido e Hugo Torres.

No inicio do espectáculo foram prestadas homenagens a João Moura, bem como a Manuel Correia, sendo mesmo cumprido um minuto de silencio em memória deste último.

Apenas um pequeno apontamento/dúvida, pois não compreendemos o porquê das cortesias terem deixado de ter musica na parte final, tendo todos os artistas saído da arena sem música.

O espetáculo foi dirigido por Agostinho Borges, assessorado pelo Médico-Veterinário Matias Guilherme.

Publicidade
Publicidade

Últimas