Sábado, Dezembro 3, 2022
Publicidade
InícioNotíciasTauromaquia de luto: Faleceu o matador José Trincheira

Tauromaquia de luto: Faleceu o matador José Trincheira

Faleceu, na madrugada deste sábado, o toureiro alentejano José Trincheira, mais conhecido pelo “Leão do Alentejo”.

Ao que sabemos, o toureiro José Trincheira, de 87 anos faleceu num lar em Serpa, para onde foi residir depois de ter sido intervencionado ao coração, o seu estado de saúde agravou-se nos últimos dias, vindo a falecer esta madrugada.

Até ao momento não são ainda conhecidos detalhes das cerimónias fúnebres.

Recorde-se que, José Trincheira, o “Leão do Alentejo”, natural de Borba, mas desde muito cedo radicado com a família em Vila Viçosa, José Trincheira teve as primeiras aprendizagens da arte de tourear na Escola “Arena”, em 1954, em Lisboa, de que eram mestres Júlio Procópio, Augusto Gomes Jr. e Sebastião Saraiva.

Em 1955 apresentou-se como aspirante a novilheiro na praça alentejana de Santa Eulália e em 1956 estreou-se em Espanha numa novilhada em Olivença. Recebeu a alternativa em Setembro de 1958 em Cáceres, com toiros de Pablo Romero, apadrinhado por César Girón, com o testemunho de Manolo Segura, confirmando-a na Monumental de Madrid em Agosto de 1966.

Foi considerado um dos mais valentes toureiros nacionais, alcançando triunfos nas mais importantes praças do país e também em Espanha, incluindo em Sevilha e também no México, onde obteve um êxito memorável na Plaza Monumental.

Depois de já estar afastado das arenas há alguns anos, participou numa corrida em Vila Viçosa em 1989 onde cortou a coleta.

Publicidade
Publicidade

Últimas