Pela manhã desta segunda-feira, a Praça de touros Palha Blanco recebeu uma novilhada popular, a segunda da Feira de Outubro 2020.
Para lidar novilhos da ganadaria Palha, estiveram em praça os cavaleiros Francisco Núncio e Tristão Ribeiro Telles e os novilheiro Duarte Silva e Sérgio Sanchez.
Nota: Anunciavam-se novilhos Mata-o-Demo para toureio a cavalo mas todo o curro foi da ganadaria Palha.
Abriu função, o cavaleiro Francisco Núncio. Cavaleiro de dinastia importante, teve por diante um novilho Palha com condições de lide. O cavaleiro levou vários toques na montada, numa lide de altos e baixos e em que se destaca o esforço.
Tristão Ribeiro Telles é dos jovens em quem mais confiança e esperança se deposita, na arte de toureio equestre. E que lide levou a cabo Tristão. Bem na brega, bem na escolha de terrenos e pelo menos três curtos de nota muito elevada. Foi ele quem fez soar os aplausos mais sonoros está manhã.
Pelos Amadores de Vila Franca pegaram Rodrigo Andrade à primeira e André Câncio Lilaia à primeira.
Duarte Silva é um dos mais promissores novilheiros portugueses mas no primeiro novilho não esteve triunfal. Regular no capote, bem nas bandarilhas e na muleta iniciou muito bem, com profundidade e Temple mas depois o oponente encurtou investidas e Duarte não o soube interpretar.
Sérgio Sanchez levou a efeito uma atuação bonita e bem desenhada. Melhor na muleta, na qual aproveitou as condições do novilho, desenhando uma faena em crescendo e do agrado do público vilafranquense.
Duarte Silva. Duarte Silva. Duarte Silva. Não é de todo um erro de escrita a repetição do nome do novilheiro lusitano. É porque a sua segunda atuação é de muitos quilates. Na muleta foi mandão, seguro, esteticamente bonito e levou a cabo uma atuação templada, com boas series e por ambos os lados. No capote e bandarilhas esteve correto e seguro. Uma atuação triunfal.
Sérgio Sanchez teve uma segunda atuação de menor fulgor, contudo dando mostra de algumas qualidades.
Corrida dirigida por Fábio Costa, assessorado por José Manuel Lourenço.