Victorino Martin, enquanto presidente da Fundacion del Toro de Lidia, escreveu uma carta a todos os que integram este projecto. Reproduzimos abaixo a carta, devidamente traduzida.
“Estimado amigo,
Se está recebendo esta carta, é porque, de uma forma ou de outra, faz parte da Fundação del Toro de Lídia, uma entidade que tenho a honra de presidir a partir de agora.
Em primeiro lugar, aprecio profundamente a confiança depositada em mim, nomeando-me presidente da Fundação. Estou ciente da responsabilidade de tomar as rédeas do organismo que zela pela Tauromaquia e vou colocar todos os meus esforços e trabalhar para não decepcionar.
Quero que as minhas primeiras palavras sejam de gratidão ao trabalho realizado por Carlos Núñez como primeiro presidente. Há dois anos, ele não falava nada e apenas graças à sua convicção e tenacidade, juntamente com o resto dos promotores iniciais, estamos aqui hoje, com uma Fundação necessária e que já é uma entidade reconhecida e sólida.
Graças ao trabalho realizado, a Fundação inicia uma nova etapa que será marcada pela promoção, precisamos sair para a sociedade. Será um trabalho difícil, que envolverá muito esforço e inteligência.
Mas, acima de tudo, este projeto exige o apoio de todos. Além de um Conselho fantástico que foi reforçado e continuará a expandir, precisamos ter todos vós.
Antes do momento histórico em que debatemos entre um mundo com touros ou sem eles, temos a missão de conservar a Tauromaquia como parte essencial de um mundo melhor.
Sim, o mundo é melhor com os touros. Para o património histórico que implica, pela sua riqueza genética, ecológica, económica e cultural. Porque antes do mundo onde a globalização é imposta, a tauromaquia é a bandeira da diversidade cultural. Temos que provar isto.
E não conseguiremos isso se não tivermos o compromisso e a colaboração de toda a família taurina, temos de concordar com a Fundação no grande movimento das touradas. E eu conto consigo para fazê-lo.
Juntos vamos colocar a tauromaquia no lugar que merece, como uma parte fundamental e essencial da nossa cultura. Nós vamos trabalhar para isso.
Receba um grande abraço,
Victorino Martín
Presidente Fundação del Toro de Lídia”