Vila Franca de Xira: Já decorre a tradicional Feira de Outubro

Com a chegada de outubro volta um evento que, a cada edição, reafirma a ligação de Vila Franca de Xira às tradições da Festa Brava: a Feira Anual de Outubro que decorre, desta feita, durante 12 dias. As esperas de toiros nas ruas da cidade fazem as delícias dos aficionados e durante cinco dias podem contar com o entusiasmo e adrenalina destes momentos:  sábado, dia 5 pelas 16h30 e nos dias 6, 7, 8 e 9; às 10h30 no dia. Mas manda também a tradição que, na emblemática Praça Palha Blanco, decorram mais espetáculos para abrilhantar esta festa.  A programação é composta por uma Novilhada de promoção aos jovens valores da tauromaquia, uma Corrida Mista com homenagem ao Maestro José Júlio no ano de comemoração do 60.º aniversário da sua alternativa e a Corrida de exaltação ao forcado vila-franquense. No dia 12, pelas 22h00 repete-se a grande competição internacional de Recortadores. No Troféu Internacional – Campeão dos Campeões, quatro toiros da ganadaria João Ramalho serão enfrentados a corpo limpo pelos melhores recortadores da atualidade. Extra-Concurso haverá espaço para a apresentação de jovens recortadores neste espetáculo que apaixona miúdos e graúdos.

No Pavilhão Multiusos do Parque Urbano de Vila Franca de Xira decorre mais um Salão de Artesanato que mostra e ensina culturas e saberes, passados de mão em mão ou talentos descobertos que produzem trabalhos únicos. Numa dimensão nacional é possível apreciar e comprar têxteis, trabalhos em cerâmica, metal, madeira, cortiça e vidro, matérias-primas que dão lugar a produtos especiais, de qualidade e com a marca Portuguesa.

No recinto exterior, os feirantes perfazem corredores repletos de produtos interessantes que vale a pena percorrer e fazer aquelas compras que guarda para esta altura. Juntam-se as farturas quentinhas, as castanhas nos assadores, muitos petiscos nas tasquinhas, as diversões para miúdos e graúdos e, ainda, um diversificado programa de animação a decorrer numa estrutura que a Autarquia providencia de forma a criar uma zona especial de convívio.

Para ver

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*