Domingo, Novembro 27, 2022
Publicidade
InícioCrónicasVila Viçosa voltou a cumprir a tradição da corrida dos "Capuchos"

Vila Viçosa voltou a cumprir a tradição da corrida dos “Capuchos”

Tradicional corrida de toiros por ocasião das l festas dos Capuchos em Vila Viçosa. António Ribeiro Telles abriu a tarde com uma lide dentro do classicismo que caracteriza o seu toureio adornando as investidas do sério e bem apresentado toiro da ganadaria Vale de Sorraia foi premiado com volta e aplaudido pelo público que este ano apenas preenchia meia casa da centenária praça de toiros Calipolense. Francisco Graciosa dos Forcados Amadores de Santarém pegou o primeiro da tarde à segunda tentativa. 

Manuel Ribeiro Telles Bastos também teve nota positiva na lide do seu primeiro; mais um toiro sério da ganadaria da sua família que permitiu a Telles Bastos uma atuação interessante pese embora não tenha chegado muito às bancadas; Telles Bastos apesar de lhe ter sido concedida volta optou por não dar. 

Luís Valério dos Forcados Amadores de Montemor pegou o segundo da tarde à primeira tentativa. 
Francisco Palha embalado do triunfo do dia anterior em Moura voltou a triunfar em Vila Viçosa; o segundo comprido foi de cortar a respiração; mais um toiro imponente que saiu a pedir contas, ao qual Francisco cravou ferros de nota elevada com destaque para o quarto curto o qual citou de largo e cravou ao estribo de alto a baixo; rematou com mais um grande ferro a pedido do público, escutou os maiores aplausos da tarde e foi com o não podia deixar de ser, premiado com volta.

António Lopo de Carvalho dos Forcados de Santarém apenas se fechou à quarta tentativa. 
António Telles; como referiu para a bancada quando se preparava para cravar mais um de palmo “tenho que apertar com os gaiatões” e foi isso que aconteceu,  com o astado a adiantar-se um pouco Telles sacou da sua maestria e lidou com valor o seu segundo;  o primeiro curto cravado nos médios de alto a baixo e ao estribo foi o ferro da corrida; rematou com dois de palmo uma lide larga mas carregada de bons momentos que foi premiada com volta acompanhado do Forcado Montemorense  Vasco Carolino que se fechou ao primeiro intento numa pega brindada ao Dr Barata Freixo antigo e valoroso forcado deste grupo.  

Manuel Telles Bastos teve uma lide mais conseguida no quinto da tarde; apesar do classicismo não fazer eco nas bancadas; foi positiva a lide de Telles Bastos tendo agora sim dado volta de agradecimento. Bernardo Bento fechou-se ao segundo intento depois de outra tentativa o toiro lhe ter passado ao lado. 

Francisco Palha fechou a corrida com mais uma actuação que demonstra bem o nível a que este jovem está; um toiro encastado e com pata que logo de saída perseguiu a montada de Palha dando mais de três voltas tocando sempre as sedas do cavalo despertando grande emoção; ferros ao estribo e cravados no sitio de alto a baixo foram a tónica da lide que terminou em plano de triunfo. 

A última foi a pega da tarde e foi executada à primeira tentativa pelo forcado Bernardo Dentinho dos Forcados de Montemor. 

O curro de toiros da ganadaria de Vale de Sorraia deu emoção e seriedade à corrida; menos público que em anos anteriores sendo o espetáculo bem dirigido pelo Sr. Diretor Agostinho Borges. Depois das cortesias foi guardado um minuto de silêncio em memória de Mestre David Ribeiro Telles.

 

Publicidade
Publicidade

Últimas